5 dicas valiosas para você conseguir aprovação em concursos públicos

Conheça cinco truques infalíveis para todo concurseiro aumentar as chances de aprovação em qualquer certame.

Se você decidiu que vai se inscrever em um concurso público, precisa ter em mente que é necessário se dedicar bastante aos estudos para se sair bem nas provas e conquistar a tão sonhada vaga. Por isso, preparamos cinco dicas valiosas para você conseguir aprovação em concursos públicos. Leia até o final e fique por dentro.

Leia também

1- Não desperdice o seu tempo

O maior aliado de todo concurseiro é o tempo. Por isso, não desperdice-o com aquilo que não vai agregar nenhum valor em sua rotina de estudos ou no seu aprendizado. Lembre-se de que o seu tempo disponível até o grande dia deve ser dedicado exclusivamente à sua rotina de preparação para as provas.

Se for necessário, sacrifique algumas horas do seu final de semana para estudar o que ficou pendente (mas sem exagerar e nem forçar a barra).

Além disso, não espere o edital do concurso sair para começar a estudar. O concurseiro deve basear o seu estudo nos editais anteriores, que costumam ser bem parecidos. A regra é clara: tempo é tudo!

2- Mantenha o foco, custe o que custar

Talvez essa seja uma das dicas para conseguir aprovação em concursos públicos mais relevantes. Manter o foco nos estudos é fundamental para se sair bem nas provas. Por isso, mesmo que as distrações (especialmente as digitais) caiam no seu colo de paraquedas, evite-as e mantenha o seu foco no que realmente importa: a sua aprovação no certame.

Para conseguir essa proeza, escolha um local para estudar que seja organizado, limpo, bem arejado, com boa iluminação, sem trânsito intenso de pessoas, silencioso e com uma mobília confortável (para evitar dores nas costas). Se for necessário, deixe o seu celular desligado ou em outro cômodo, já que absolutamente nada pode atrapalhar a sua concentração.

3- Não se esqueça dos simulados

Mais uma das dicas para conseguir aprovação em concursos públicos que não devem ser negligenciadas. Sabe aquele ditado que diz que “A prática leva à perfeição”? Ele se encaixa perfeitamente aqui. Por isso, não ignore os simulados dos concursos anteriores, já que eles permitem que o candidato tenha uma noção do nível de dificuldades das provas e saiba controlar o tempo de duração delas.

Além disso, fazer as questões dos simulados permite que o concurseiro treine bastante. Fazer exercícios é uma excelente forma de colocar em prática toda a teoria que foi recém aprendida. Afinal de contas, quanto mais prática você tiver (e precisa ser muita), maiores serão as chances de ser aprovado. Não adianta querer fazer diferente, concurseiro.

4- Planejamento é essencial

A nossa próxima dica para conseguir aprovação em concursos públicos se refere ao planejamento que, assim como o tempo, é o seu principal aliado rumo à aprovação no certame. Por isso, antes de começar a estudar, faça um planejamento através de um cronograma de estudos. Lembre-se de que nenhum assunto pode ou deve ser esquecido, fechado?

Também é pertinente ressaltar que o seu planejamento deve ser, acima de tudo, realista e sempre pautado na sua rotina diária. Não adianta estipular 10 ou 12 horas por dia de estudo se você não tem todo esse tempo disponível.

Uma boa dica é pegar todas as matérias que precisam ser estudadas e distribuí-las ao longo das semanas, sempre intercalando as áreas, para não ficar cansativo. Sua mente agradece.

5- Conte com um bom material de estudo

Por fim, mas não menos importante, todo concurseiro que está empenhado a passar em um certame, também precisa contar com as ferramentas necessárias que podem ajudar a deixar a sua aprovação mais próxima.

Livros e apostilas de referência nas disciplinas cobradas no edital, simulados anteriores, videoaulas em plataformas digitais conhecidas e todo tipo de material que efetivamente possa contribuir para a sua aprovação são sempre bem-vindos.

Decidiu fazer um cursinho preparatório? Escolha um que seja referência e que tenha um alto nível de aprovação dos alunos. O fato é que você precisa ter em mãos um material de estudo que seja de fontes confiáveis, que tenha uma didática simples e que faça você aprender tudo aquilo que precisa, sempre com base no edital.

Agora é seguir à risca todas as nossas dicas para conseguir aprovação em concursos e ter uma carreira de sucesso em algum órgão público, além de desfrutar de todos os benefícios oferecidos. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.