Confira as principais vantagens de ser concursado e ter um cargo público

Geralmente, o serviço público oferece salários maiores do que a iniciativa privada. Isso para o mesmo nível escolar.

Você está dando o melhor de si nos estudos para passar no tão sonhado concurso público? Muito bom. Para que você mantenha o foco no que precisa ser estudado e continue se empenhando ainda mais até a data das provas, confira as principais vantagens de ser concursado e ter um cargo público no Brasil.

continua depois da publicidade

1. Estabilidade financeira

Essa talvez seja uma das melhores vantagens de ser concursado. Saber que você terá uma boa renda até se aposentar e nunca mais vai precisar procurar emprego: não tem preço.

Isso é o que mais leva milhares de pessoas a prestarem concursos. O funcionalismo público só demite em casos de falhas gravíssimas, caso contrário, a sua estabilidade no emprego e, claro, financeira, estarão garantidas.

Leia também

2. Vantagens de ser concursado: salários atrativos

Geralmente, o serviço público oferece salários maiores do que a iniciativa privada para o mesmo nível escolar. E isso também pode ser um chamariz para os concurseiros darem o máximo de si para serem aprovados.

continua depois da publicidade

Imagine você com um salário de R$ 10 mil por mês apenas com o diploma do ensino médio. Dependendo do órgão público, isso é possível. E, cá para nós, não seria nada mal, certo?

3. Sem exigência de experiência anterior

Outra das principais vantagens de ser concursado. Grande parte dos concursos não exige experiência prévia dos candidatos. Se você nunca trabalhou antes e vai tentar as provas de um concurso de nível médio, por exemplo, não será exigida nenhum tipo de experiência, caso seja aprovado.

continua depois da publicidade

Independentemente do tempo de trabalho em empresas privadas ou da experiência profissional, qualquer indivíduo pode disputar uma vaga em um órgão público.

4. Mais qualidade de vida

Funcionários públicos têm uma carga horária de trabalho fixa e raramente precisam fazer horas extras, o que é bem diferente da rotina das empresas privadas. Dependendo do órgão público, não se trabalha aos sábados, domingos e feriados.

E isso se traduz em mais qualidade de vida para o concursado, que terá mais tempo livre para passear com a família, descansar e aprimorar seus conhecimentos em sua área de atuação. Está vendo como as vantagens de ser concursado são imensas?

continua depois da publicidade

5. Mais direitos e benefícios

Você sabia que todo servidor público concursado recebe um adicional pelo seu tempo de serviço, além dos direitos previstos na CLT? É verdade. Quanto maior for esse tempo, maior será o valor desse benefício extra, que varia de acordo com o salário do servidor.

Ele ainda tem direito a diversos tipos de licenças remuneradas, abonos extras e até plano de previdência complementar, dependendo da carreira pública.

6. Ascenção profissional mais rápida

Outra das vantagens de ser concursado é uma maior possibilidade de ascensão profissional, se comparado com as empresas privadas. Os funcionários públicos se beneficiam com sistemas de promoção de cargos e salários, dependendo do tempo de serviço prestado.

Em outras palavras, se o concursado investe em sua formação acadêmica, ele tem ainda mais chances de ascender na carreira pública.

Está vendo que as vantagens de ser concursado são bem interessantes? Por isso, agora é hora de se esforçar ao máximo para desfrutar de todas elas, o mais breve possível.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade