O LinkedIn é a principal rede social para profissionais, desde os que estão integrados em empresas até quem está buscando novas oportunidades ou uma recolocação no mercado de trabalho. Para se destacar na plataforma é necessário mais do que um bom currículo, pois existem ferramentas e técnicas específicas para turbinar a sua página na rede.
Desde utilizar uma foto de perfil de qualidade até escrever descrições atraentes sobre as suas experiências profissionais, é fundamental que o profissional utilize os mecanismos de auto-promoção oferecidos pelo LinkedIn. Assim, é possível se destacar nas candidaturas e processos seletivos. Confira mais a seguir:
Como turbinar a sua página do LinkedIn?
1) Tenha uma boa descrição pessoal
Logo após as informações básicas do seu perfil, como nome completo, fotografia de perfil e de capa, existe um campo para escrever sobre você. Aproveite este espaço para criar um texto atrativo, conciso e informativo.
Mais do que responder perguntas padronizadas ou colar a descrição do seu currículo, busque informar sobre quem é você enquanto profissional e enquanto pessoa. Portanto, adicione dados sobre sua experiência profissional, formação acadêmica e alguns projetos que fez parte, mas diga também que tipo de pessoa você é.
Não deixe o texto egocêntrico e cheio de elogios a si mesmo, mas aproveite para explicar às pessoas quem é você no ambiente de trabalho. Mais do que suas conquistas, o LinkedIn e as empresas nessa plataforma valorizam profissionais que são capazes de se humanizar, mas também mostrar serviço.
2) Escolha a foto de perfil ideal
Nada de foto de crachá, mas também não coloque uma selfie na festa da firma. Opte por uma foto profissional, e sorrir está liberado, porque mostra carisma e cria simpatia. Se possível, escolha um fundo neutro e uma roupa que seja profissional na hora de criar a sua foto de perfil.
Lembre-se: a primeira impressão é a que fica e a sua foto de perfil tende a ser a primeira informação visualizada no LinkedIn.
3) Mantenha as suas informações atualizadas
Fez um novo curso? Saiu do seu antigo emprego? Começou uma pós-graduação ou especialização? Então, coloque tudo isso no seu perfil. Não deixe com que a sua página vire um currículo abandonado.
Adicione na sua rotina de busca por empregos estar atualizando e modificando as informações. Caso nada de novo tenha acontecido, pense em como você pode melhorar as descrições que foram publicadas, adicionando links ou imagens.
4) Construa uma rede de contatos
No LinkedIn, o networking é fundamental para se destacar. Portanto, visite as páginas de seu interesse e, também, a das empresas em que gostaria de trabalhar, para conhecer quais usuários estão conectados na rede social.
Adicione essas pessoas ao seu perfil, envie solicitações atrativas e também se conecte com conhecidos que estão conectados com pessoas que você adicionou anteriormente. Assim, você consegue ser visto por mais pessoas e expandir sua rede de contatos para futuras oportunidades.
5) Faça publicações autorais
Mais do que uma página profissional, o LinkedIn é uma rede social, então socialize. Aproveite para publicar suas conquistas e feitos, como a participação em curso, uma palestra que ofereceu ou até mesmo o feedback positivo de um companheiro de trabalho.
Desse modo, as pessoas podem te conhecer para além das informações do seu perfil e do seu currículo, estreitando os laços com a sua rede de contatos e tornando-se mais atrativo para os recrutadores. Através das postagens, as empresas podem descobrir mais sobre você, entender que tipo de profissional estão contratando e ficar de olho na sua evolução.