5 dicas infalíveis para conseguir emprego mesmo sem experiência

Está se preparando para entrar no mercado de trabalho? Conheça cinco dicas infalíveis para conseguir emprego mesmo sem experiência.

O principal desafio para quem acabou de se formar no ensino médio e nunca trabalhou antes, é arrumar trabalho. Se você está nessa situação, conheça cinco dicas incríveis sobre conseguir emprego mesmo sem experiência.

Pode até parecer algo complicado e, por vezes, até impossível, perante as exigências da maioria das empresas. Para te provar que não é bem assim, continue a leitura até o final e conheça quais são os truques para conquistar uma vaga no mercado, mesmo sem ter trabalhado antes.

5 dicas de como arranjar trabalho sem experiência prévia

1. Invista em cursos complementares

Para você conseguir emprego mesmo sem experiência é fundamental deixar o seu currículo com um diferencial competitivo. Por isso, que tal investir em cursos de aperfeiçoamento profissional? Isso pode levar o recrutador a te convocar para uma entrevista.

Seja um curso de idiomas, computação, comunicação e vendas, gastronomia ou em qualquer outra área do conhecimento que possa agregar valor para a empresa. Aquele candidato que sempre está procurando aprender, certamente é mais qualificado e, sobretudo, preparado.

Existem diversas opções de cursos complementares online, gratuitos e que até oferecem certificado de conclusão. Então, para que você consiga o primeiro emprego com mais facilidade, não deixe de investir em cursos complementares, combinado?

2. Conseguir emprego mesmo sem experiência: faça trabalhos voluntários

Mais uma dica bacana para você conseguir emprego mesmo sem experiência. Aquele candidato que exerce qualquer tipo de trabalho voluntário em ONGs, casas de repouso, asilos, centros de proteção ao menor ou associações filantrópicas, por exemplo, é visto com bons olhos pelas empresas.

Por quê? Pessoas que praticam o voluntariado tendem a ser proativas, que é uma das habilidades comportamentais extremamente necessárias no mundo empresarial. Mesmo que você não tenha experiência profissional anterior, pode revelar essa importante qualidade.

Além disso, fazer trabalhos voluntários pode ser um baita atrativo no currículo de qualquer pessoa, já que demonstra que o candidato, de alguma forma, está tentando adquirir experiência profissional. E isso é bastante saudável, principalmente para o entrevistador.

3. Conheça como a empresa funciona antes da entrevista de emprego

Outro macete sobre como conseguir emprego mesmo sem experiência é estar a par do funcionamento da empresa na qual pretende trabalhar. Afinal, não existe nada mais desagradável do que chegar para uma entrevista de emprego sem saber direito nem ao menos o nome da contratante.

Foi convocado para um processo seletivo? Procure obter o máximo de informações sobre a organização, dê uma boa navegada no site dela, pesquise sobre o seu nicho de atuação, bem com o seu posicionamento de mercado. Tudo isso faz uma grande diferença.

Ou seja, é preciso estar a par sobre as atividades da empresa na qual pretende trabalhar um dia. Dessa forma, quando o entrevistador te questionar algo a respeito disso, você não vai se sentir perdido ou sem saber o que responder. Se munir de informações é sempre bem-vindo.

4. Trabalhe como freelancer e faça networking

Essa dica para conseguir emprego mesmo sem experiência também costuma ser válida. Os trabalhos freelancer estão em alta nos últimos anos e permitem você adquirir uma certa experiência profissional, mesmo que não seja trabalhando com carteira assinada.

Por isso, que tal trabalhar como freelancer por uns tempos para ter um diferencial em seu currículo? Além disso, quando você exerce qualquer tipo de atividade autônoma, pode ampliar a sua rede de contatos profissionais, conhecida como networking.

E isso se traduz em maiores chances de conquistar o primeiro emprego formal da sua vida. Lembre-se de que a indicação é uma poderosa arma no mercado de trabalho. Por isso, trabalhar como freelancer e fazer networking podem servir de “ponte” para se tornar o mais novo talento contratado.

5. Planeje seu currículo com cuidado e ressalte habilidades

Para você conseguir emprego mesmo sem experiência, é preciso planejar o seu currículo com cuidado, sempre ressaltando as suas principais habilidades comportamentais. Elaborar o documento de qualquer jeito e não se atentar para detalhes importantes como esse, não vai te deixar mais perto de conquistar a vaga.

O candidato que, mesmo sem nenhuma experiência, faz um currículo atrativo aos olhos do entrevistador, destacando os seus pontos fortes, seguramente tem mais chances de ser contratado por uma empresa em pouco tempo.

O recrutador precisa conhecer as habilidades do candidato somente pelo currículo, principalmente quando ele nunca trabalhou antes. Através delas, é possível fazer uma espécie de triagem para que sejam convocados para a seleção somente os candidatos que tenham o perfil mais compatível com a vaga em aberto.

Leia também

você pode gostar também

‘Venho por meio deste’: Usar essa expressão em correspondências é correto?

"Venho por meio deste" é uma expressão consideravelmente popular quando se trata de enviar correspondências. Mas a estrutura é ou não correta?

O que a inicial do seu nome diz sobre a sua personalidade? De N a Z

Se você é daqueles concurseiros que procuram maneiras de aprimorar ainda mais o autoconhecimento, chegou a hora de descobrir o que a letra inicial do seu nome revela sobre a sua personalidade.

8 profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra

As profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra são oportunidades para crescimento no mercado de trabalho aos profissionais que estão procurando uma boa remuneração e benefícios compatíveis.

15 nomes que têm origem germânica e você não fazia ideia

Está pensando em ter filhos no futuro, concurseiro? Então, chegou a hora de conhecer 15 nomes que têm origem germânica.

5 utilidades do limão que você não sabia que existiam

Descubra como o limão pode ser um grande aliado em diversas situações do dia a dia com estas 5 utilidades que talvez você ainda não conheça!

‘Wifi’, ‘wi-fi’ ou ‘wi fi’: Veja como escrever corretamente

Wifi, wi-fi ou wi fi? Qual seria a versão correta do termo? De origem inglesa, é comum fazer confusão ao precisar aplicá-lo. Descubra hoje como escrevê-lo corretamente.