6 técnicas para deixar seus estudos ainda mais eficazes e produtivos

Estudar pode parecer uma tarefa simples, mas é bastante desafiadora. E para fazer os estudos ficarem mais produtivos, é preciso conhecer algumas técnicas.

Concurseiros precisam exercitar o cérebro e conferir se aprenderam mesmo o conteúdo que será abordado na prova. Assistir aulas de cursinhos e comprar apostilas são excelentes ajudas, mas você sabia que existem várias técnicas para deixar esses estudos mais produtivos? O Concursos no Brasil listou algumas para você.

continua depois da publicidade

1. Estudo intercalado

Engana-se quem pensa que ficar conferindo apenas em uma matéria por vez é o método mais eficaz. Ao intercalar disciplinas durante a semana ou até mesmo estudar mais de um ao longo do dia, fará você ficar mais tempo focado.

Isso porque quando você opta por uma disciplina durante várias horas, seu cérebro acaba se cansando mais rápido. Ao trocar de matéria, você busca de novo a atenção para seguir e, enquanto lida com um novo conteúdo, assimila aquele que já viu.

2. Resumos, fichamentos ou mapas mentais

Não adianta nada ficar apenas lendo ou assistindo um conteúdo. Para deixar seus estudos mais produtivos, é interessante ter sempre papel e caneta em mãos. Ao escrever, você estimula a memória visual também.

continua depois da publicidade

Então, durante ou depois do seu estudo, é interessante que você separe num caderno ou mesmo no computador, os pontos mais importantes daquela matéria. Seja por meio de lista, fichas ou esquemas.

3. Técnica Pomodoro

Um estudo produtivo também depende do tempo de descanso do cérebro. Se você apenas enchê-lo com informações, ele pode acabar perdendo sua capacidade de reter algo novo. Por isso, é importante ter intervalos na sua rotina.

A técnica pomodoro, serve para ajudar você a organizar esses momentos. Normalmente, tira-se 25 minutos de estudo e cinco de descanso. Mas você também pode fazer 30 de estudo e 15 de descanso, por exemplo. O importante é não quebrar o ritmo nem se exceder nessas atividades.

continua depois da publicidade

4. Técnica Mnemônica

Apesar de o nome ser complicado, essa técnica é muito simples e até divertida. Ela vai exigir um pouco da sua criatividade e imaginação, pois consiste em criar uma fórmula de memorização.

Como assim? Você vai pegar o conteúdo estudado e, a partir dele, criar uma música, frase ou rima para lembrar o que foi estudado. Funciona muito bem com fórmulas matemáticas, mas também com conteúdos textuais.

5. Teste práticos

Outro método muito eficiente de deixar seus estudos produtivos é fazer o uso de testes práticos. Encontre exercícios ou provas anteriores e coloque em prática aquele conhecimento que você acabou de receber.

continua depois da publicidade

Isso irá te ajudar a assimilar o conteúdo, além de acostumar seu cérebro com as perguntas. Assim, na hora de realizar uma prova de vestibular ou concurso, você já estará bastante treinado.

6. Autoexplicação

Dizem que uma pessoa só aprendeu algo se ela conseguir explicar aquilo. Por isso, depois de estudar, conte para você mesmo o que foi que você aprendeu. Tente se dar uma aula sobre aquele conteúdo na frente do espelho.

Se você preferir, tente ensinar outra pessoa também e pratique falar em voz alta para ver se você realmente entendeu as informações que você leu ou assistiu.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade