Toda pessoa inteligente apresenta estes 5 padrões de comportamento

Apesar das diferenças culturais, as pessoas inteligentes podem ser identificadas por uma série de comportamentos e características em comum, como a curiosidade e a humildade.

Segundo um levantamento da revista Business Insider realizado em 2019, com base em uma série de estudos e artigos científicos, é possível identificar padrões de comportamento e características em comum entre pessoas inteligentes. Desse modo, independente das diferenças culturais ou de gênero, por exemplo, existem pontos de congruência associados a essa habilidade.

Leia também

Por via de regra, define-se inteligência como a capacidade de conhecer, aprender e compreender diferentes estímulos. Como consequência, há expansão da consciência individual e coletiva, mas também adaptações e transformações em decorrência das novas informações adquiridas.

Segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, esse conceito é somente a ponta do iceberg. Desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard, essa teoria ultrapassa as limitações dos testes de QI para compreender as diferentes conceituações e características da inteligência humana.

Ainda que tenham desenvolvido uma lista de diferentes inteligências, baseadas tanto nas habilidades naturais quanto experiências individuais, existem alguns traços em comum entre as pessoas cuja inteligência é estudada. Confira as cinco principais a seguir:

5 padrões de comportamento de pessoas inteligentes

1) Alto nível de adaptabilidade

Como citado anteriormente, grande parte do conceito da inteligência diz respeito à capacidade de se transformar em decorrência das novas informações adquiridas.

Desse modo, seja por meio de experiências ou por conhecimento intelectual, as pessoas inteligentes tendem a ser adaptáveis, conseguindo entender o espaço em que estão inseridas e qual a melhor forma de agir.

Sobretudo, são pessoas observadoras, atenciosas e bons ouvintes, o que gera essa adaptabilidade. Aqui, não se trata de falsear uma personalidade para encaixar em um grupo, mas sim selecionar quais qualidades e traços em específico serão utilizados.

Como consequência, é comum que pessoas inteligentes hajam de uma forma no ambiente de trabalho, mas sejam completamente diferentes em casa, por exemplo. Acima de tudo, são capazes de compreender o que cada espaço ou grupo demanda deles.

2) São curiosas e mente aberta

Ainda que pareçam duas características distintas, ambas estão associadas quando se trata de pessoas inteligentes. Porque têm muita curiosidade, costumam ser mais flexíveis e ter uma mente aberta como consequência.

Comumente, pessoas inteligentes têm consciência das próprias limitações e do quanto não sabem sobre determinado assunto. Desse modo, costumam fazer mais perguntas, prestar atenção em novos estímulos e se submeter a experiências diferentes da realidade a que estão acostumadas.

Como agem com mais humildade e atenção, não são abaladas por críticas e encontram nessas falas uma oportunidade de aperfeiçoamento. Sendo assim, estão sempre buscando por novas informações, mantendo-se atualizadas nas novidades e também quebrando a rotina para encontrar conhecimento em outras formas.

3) Tendem a ser empáticas

Acima de tudo, as pessoas inteligentes possuem um alto nível de conhecimento pessoal, pois entendem suas emoções, sentimentos e reações. Como consequência, tendem a ser mais sensíveis às experiências de outras pessoas, tornando-se não somente boas ouvintes como líderes mais empáticas.

Porque conseguem se colocar no lugar do outro e possuem uma visão mais ampla ou analítica, conseguem orientar melhor os conflitos e encontrar soluções justas. Dessa forma, ampliam o autoconhecimento e o amplo nível de consciência pessoal para outras pessoas, o que afeta positivamente os relacionamentos profissionais, por exemplo.

4) Pensam fora da caixa

As pessoas inteligentes costumam ser excelentes em resolver problemas diversos, pois conseguem pensar em soluções que vão além dos caminhos comuns. Por decorrência da curiosidade, mas também da empatia, entendem a situação por outras perspectivas antes de determinar qual a melhor resposta.

Quando se trata de ideias e criatividade, tendem a esgotar todas as fontes e respostas simples para então ir além, criando conexões inovadoras que não haviam sido consideradas antes. Para isso, buscam ouvir diferentes opiniões e estão sempre em contato com estímulos novos, exercitando a inteligência diariamente.

Além disso, tendem a estimular o pensamento crítico daqueles ao seu redor, retirando-os da zona de conforto.

5) Possuem um bom humor

No geral, pessoas inteligentes possuem um alto nível de controle pessoal, de modo que consigam navegar por suas emoções com facilidade, evitando reações exageradas ou crises. Desse modo, mantêm o bom humor por mais tempo, se apresentando aos outros como pessoas tranquilas e felizes.

Além disso, costumam ser as pessoas que fazem piadas na roda de amigos ou nos encontros de família, sempre criando trocadilhos, pegadinhas ou fazendo os outros rirem.

Porque possuem boas habilidades sociais, conseguem quebrar o gelo e agir de forma carismática em todas as circunstâncias, até mesmo em momentos de tensão ou pressão.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.