Como melhorar a memória: 7 hábitos para adicionar em sua rotina

Coisas simples podem auxiliar no desenvolvimento das atividades cotidianas. Por isso, confira 7 hábitos para melhorar a memória.

O corpo humano precisa de uma série de fatores para ter o seu pleno funcionamento. Pequenos esquecimentos, como senhas dos cartões de crédito e utensílios ligados em casa, podem acontecer com qualquer pessoa, mas se virar rotina é preciso ter atenção. Por isso, hoje vamos enumerar 7 hábitos para adicionar em sua rotina para melhorar a memória.

Para evitar que o cérebro sofra efeitos acelerados do envelhecimento, que ocasionam o esquecimento, algumas alternativas podem contribuir para melhorar a memória, mantendo a mente ativa e estimulada.

7 hábitos para ajudar na memória

Grande parte das dicas que vão te auxiliar na preservação da memória já devem fazer parte do dia a dia do ser humano, com objetivo de evitar diversas doenças. A seguir, confira 7 hábitos que vão melhorar a sua memória:

  1. Evite realizar muitas tarefas ao mesmo tempo: essa prática é a realidade de muitos brasileiros e contribui para a falta de atenção nas ações. Consequentemente, vem o esquecimento. Por isso, para melhorar a memória, evite realizar muitas tarefas em simultâneo.
  2. Tenha uma boa alimentação: uma das razões pelas quais a nossa memória falha é porque os radicais livres desgastam o nosso DNA. Para evitar, consuma bons alimentos, como frutas e verduras.
  3. Tenha boa qualidade de sono: para melhorar a memória, não é preciso apenas fechar os olhos, o sono precisa ter qualidade. Assim, pessoas que dormem bem têm menores riscos de sofrer declínio cognitivo.
  4. Pratique exercícios físicos: a atividade física é essencial, pois melhora a resposta cardiovascular, fundamental para o cérebro.
  5. Exercite seu cérebro: aprender novas tarefas, diferentes daquelas que você desenvolve regularmente, é a melhor maneira de melhorar a memória e treinar o cérebro. Aulas de dança, novos instrumentos musicais, prática de novos idiomas e jogos como Sudoku, são recomendáveis.
  6. Tome sol: a vitamina D, proveniente do sol, auxilia no bom desenvolvimento do corpo humano. Sem ele, a pessoa pode ficar apática e desestimulada.
  7. Meditação: ansiedade crônica, dependência e depressão são inimigas da saúde geralmente. A meditação pode auxiliar a vencer essas condições e melhorar a sua memória.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.