8 hábitos saudáveis que podem te ajudar nos estudos e no trabalho

Conheça dicas valiosas de hábitos saudáveis que podem ser úteis nos estudos e no trabalho.

Com a correria frenética do dia a dia, milhares de pessoas acabam adotando comportamentos nocivos à saúde, o que afeta negativamente a vida estudantil e profissional. Por isso, vamos te mostrar oito hábitos saudáveis que podem te ajudar nos estudos e no trabalho. Confere aí.

Leia também

1- Adotar uma alimentação saudável

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, oleaginosas, peixes e cereais integrais, faz um bem danado para a nossa saúde física e mental. Além disso, diversas doenças também podem ser evitadas.

Dessa forma, prefira esses alimentos em vez de se empanturrar de comida industrializada ou altamente calórica. Uma alimentação saudável se traduz em mais saúde e disposição para trabalhar e estudar.

2- Praticar atividades físicas

Se você é uma pessoa sedentária, a sua saúde pode estar clamando por socorro. Exercícios aeróbicos promovem a perda de peso saudável e evitam um monte de doenças, especialmente as cardíacas.

Por isso, conforme especialistas, é preciso suar a camisa pelo menos três vezes por semana, durante 45 minutos de cada vez. É só escolher: caminhada, corrida, natação, hidroginástica, dança de salão, ciclismo, dentre outras atividades que promovam a queima calórica. A sua qualidade de vida será outra.

3- Sono de qualidade é essencial

Dormir bem é mais um dos hábitos saudáveis para os estudos e trabalho. Um sono reparador é fundamental para a nossa memória e promove o descanso necessário para o corpo. Se você sofre de insônia, é melhor tratar esse problema.

Especialistas recomendam ir para a cama e se levantar sempre nos mesmos horários, todos os dias. É claro que a quantidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa. O ideal é dormir, em média, sete horas, todas as noites. Vale ressaltar que o sono também regula nosso metabolismo.

4- Hábitos saudáveis para os estudos e trabalho: Exercitar a mente

Leitura, jogos de tabuleiro, aprender um novo idioma, fazer palavras-cruzadas, desenvolver novas habilidades, dentre outras opções, são excelentes exercícios para estimular a nossa mente. Uma mente sempre “parada” se torna preguiçosa e não é nada saudável, do ponto de vista intelectual.

Por isso, não deixe de exercitar a sua mente, pois isso é fundamental para raciocinar mais rápido e conseguir gravar as informações com mais facilidade, além de ter um aprendizado mais efetivo, seja no trabalho ou nos estudos.

5- Interagir com outras pessoas

Se você não tem o costume ou não gosta de interagir com as outras pessoas, a sua mente é a principal prejudicada. Uma saudável interação social deve fazer parte da vida de todo ser humano e traz diversos benefícios no dia a dia.

Por isso, para ter sempre uma boa saúde mental, evite viver isolado de tudo e de todos, pois isso está longe de ser benéfico. Procure sempre interagir com os seus colegas de trabalho e fazer novas amizades. O seu cérebro agradece e a depressão pode passar bem longe da sua vida.

6- Ser uma pessoa otimista

Mais um dos hábitos saudáveis para os estudos e trabalho. O otimismo é um sentimento contagiante. Estar sempre de alto astral e deixar o positivismo dominar a sua vida faz muitíssimo bem para o corpo e para a mente.

Dessa forma, se você é um pessimista nato e vive sempre de mau humor por aí, é melhor rever esse comportamento, pois ele vai afastar as pessoas de você. Afinal, tolerar resmungos não é nada agradável.

7- Fazer pausas regulares durante o dia

Você é daqueles aficionados pelo seu trabalho ou gosta tanto de estudar que nem faz um intervalo para almoçar direito? Tome cuidado com isso. Fazer pausas regulares e programadas é outro dos hábitos saudáveis para os estudos e trabalho.

Tanto o seu corpo quanto a sua mente precisam de um tempo para descansar e absorver as informações necessárias. A cada duas horas de trabalho ou de estudo, faça uma pausa de 10 a 15 minutos para se alongar, tomar uma xícara de café ou simplesmente escutar uma música.

8- Beber muita água

Por fim, é preciso manter-se constantemente hidratado, já que a água traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. O ideal é sempre manter uma garrafa com água na mesa do escritório ou de estudos. Dessa forma, você não se esquece de se hidratar.

Para saber se você está tomando a quantidade ideal de água por dia, basta observar a cor da sua urina, que deve ser amarelo bem claro ou incolor. Fica de olho nessa dica e não passe muitas horas sem tomar água, fechado?

Agora é só adotar nossas dicas de hábitos saudáveis para os estudos e trabalho e aproveitar a vida com muito mais disposição. Lembrando que este texto cumpre apenas uma função informativa. Caso você precise de orientações específicas sobre exercícios físicos e alimentação, por exemplo, recomendamos que procure um profissional especialista.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.