3 práticas para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos

Dormir bem aprimora o nosso aprendizado e pode evitar diversos distúrbios psicológicos.

Você está estudando à beça para as temidas provas do concurso público? Mas é preciso tomar muito cuidado com a sua saúde física e mental, pois elas precisam estar intactas para que o seu desempenho seja satisfatório. Por isso, conheça 3 práticas para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos.

Mantenha o positivismo e controle a ansiedade

Você não pode deixar o pessimismo tomar conta da sua vida. Achar que nada vai dar certo, e que a sua aprovação não passa de um sonho inalcançável, pode afetar em cheio a sua saúde mental. Por isso, deixe o otimismo sempre prevalecer, pois quando mantemos o pensamento positivo, ficamos mais motivados no dia a dia. As chances de mantermos o foco nos estudos serão enormes.

Outra das práticas para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos, é controlar a ansiedade. Um concurseiro que deixa a ansiedade fazer parte da sua rotina diária não vai conseguir aprender com tanta eficiência e pode não se sair tão bem assim na hora das provas.

A dica é marcar sessões de terapia com um psicólogo para identificar suas angústias e formas de combatê-las.

Exercite-se e alimente-se de forma adequada

Você pode estar pensando: “Como eu vou fazer atividades físicas e ter uma dieta balanceada se estou estudando sem parar até nos fins de semana?”. Mas a grande questão é que, para o seu organismo funcionar a todo vapor, é preciso praticar algum tipo de exercício aeróbico, mesmo durante a fase de preparação para as provas do concurso. Essa prática, além de fazer um bem danado para a sua saúde física, pode turbinar o seu aprendizado, sabia?

Além disso, é preciso se alimentar de forma adequada. Prefira alimentos mais leves e saudáveis como frutas, verduras, legumes, hortaliças, massas integrais, peixes, carnes brancas e beba bastante água pura. Evite alimentos pesados demais ou gordurosos, já que eles provocam sonolência por terem uma digestão bem mais lenta.

Se empanturrar com uma feijoada e estudar logo em seguida pode não ser uma boa ideia. Você não vai render absolutamente nada, pode acreditar.

Tenha um hobby e procure dormir bem

Para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos, você precisa reservar um momento para o seu lazer, seja com a família ou amigos. Por isso, que tal ter um hobby que não tenha nenhuma relação com o seu trabalho ou os estudos? Viajar, passear, curtir a balada, dançar, cavalgar, ler um bom livro, assistir séries do Netflix ou praticar esportes.

Não importa o que seja, desde que você não se sinta na obrigação de fazer, está valendo. Sua saúde mental agradece. Você também não deve se esquecer de que o sono é fundamental para o corpo e para a mente. Dormir bem aprimora o nosso aprendizado e pode evitar diversos distúrbios psicológicos, que tanto atrapalham a nossa vida.

O ideal é que você estabeleça uma rotina de sono que seja saudável (indo para a cama e se levantando sempre nos mesmos horários) e que consiga dormir por, pelo menos, sete horas todas as noites.

Mesmo que você esteja com mil coisas para estudar, lembre-se sempre de que dormir não é tempo perdido. Agora, é seguir as nossas dicas de práticas para manter uma boa qualidade de vida durante os estudos e aumentar suas chances de começar uma carreira pública de sucesso.

Leia também

você pode gostar também