Segundo um levantamento da revista Business Insider realizado em 2019, com base em uma série de estudos e artigos científicos, é possível identificar padrões de comportamento e características em comum entre pessoas inteligentes. Desse modo, independente das diferenças culturais ou de gênero, por exemplo, existem pontos de congruência associados a essa habilidade.
Por via de regra, define-se inteligência como a capacidade de conhecer, aprender e compreender diferentes estímulos. Como consequência, há expansão da consciência individual e coletiva, mas também adaptações e transformações em decorrência das novas informações adquiridas.
Segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, esse conceito é somente a ponta do iceberg. Desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard, essa teoria ultrapassa as limitações dos testes de QI para compreender as diferentes conceituações e características da inteligência humana.
Ainda que tenham desenvolvido uma lista de diferentes inteligências, baseadas tanto nas habilidades naturais quanto experiências individuais, existem alguns traços em comum entre as pessoas cuja inteligência é estudada. Confira as cinco principais a seguir:
5 padrões de comportamento de pessoas inteligentes
1) Alto nível de adaptabilidade
Como citado anteriormente, grande parte do conceito da inteligência diz respeito à capacidade de se transformar em decorrência das novas informações adquiridas.
Desse modo, seja por meio de experiências ou por conhecimento intelectual, as pessoas inteligentes tendem a ser adaptáveis, conseguindo entender o espaço em que estão inseridas e qual a melhor forma de agir.
Sobretudo, são pessoas observadoras, atenciosas e bons ouvintes, o que gera essa adaptabilidade. Aqui, não se trata de falsear uma personalidade para encaixar em um grupo, mas sim selecionar quais qualidades e traços em específico serão utilizados.
Como consequência, é comum que pessoas inteligentes hajam de uma forma no ambiente de trabalho, mas sejam completamente diferentes em casa, por exemplo. Acima de tudo, são capazes de compreender o que cada espaço ou grupo demanda deles.
2) São curiosas e mente aberta
Ainda que pareçam duas características distintas, ambas estão associadas quando se trata de pessoas inteligentes. Porque têm muita curiosidade, costumam ser mais flexíveis e ter uma mente aberta como consequência.
Comumente, pessoas inteligentes têm consciência das próprias limitações e do quanto não sabem sobre determinado assunto. Desse modo, costumam fazer mais perguntas, prestar atenção em novos estímulos e se submeter a experiências diferentes da realidade a que estão acostumadas.
Como agem com mais humildade e atenção, não são abaladas por críticas e encontram nessas falas uma oportunidade de aperfeiçoamento. Sendo assim, estão sempre buscando por novas informações, mantendo-se atualizadas nas novidades e também quebrando a rotina para encontrar conhecimento em outras formas.
3) Tendem a ser empáticas
Acima de tudo, as pessoas inteligentes possuem um alto nível de conhecimento pessoal, pois entendem suas emoções, sentimentos e reações. Como consequência, tendem a ser mais sensíveis às experiências de outras pessoas, tornando-se não somente boas ouvintes como líderes mais empáticas.
Porque conseguem se colocar no lugar do outro e possuem uma visão mais ampla ou analítica, conseguem orientar melhor os conflitos e encontrar soluções justas. Dessa forma, ampliam o autoconhecimento e o amplo nível de consciência pessoal para outras pessoas, o que afeta positivamente os relacionamentos profissionais, por exemplo.
4) Pensam fora da caixa
As pessoas inteligentes costumam ser excelentes em resolver problemas diversos, pois conseguem pensar em soluções que vão além dos caminhos comuns. Por decorrência da curiosidade, mas também da empatia, entendem a situação por outras perspectivas antes de determinar qual a melhor resposta.
Quando se trata de ideias e criatividade, tendem a esgotar todas as fontes e respostas simples para então ir além, criando conexões inovadoras que não haviam sido consideradas antes. Para isso, buscam ouvir diferentes opiniões e estão sempre em contato com estímulos novos, exercitando a inteligência diariamente.
Além disso, tendem a estimular o pensamento crítico daqueles ao seu redor, retirando-os da zona de conforto.
5) Possuem um bom humor
No geral, pessoas inteligentes possuem um alto nível de controle pessoal, de modo que consigam navegar por suas emoções com facilidade, evitando reações exageradas ou crises. Desse modo, mantêm o bom humor por mais tempo, se apresentando aos outros como pessoas tranquilas e felizes.
Além disso, costumam ser as pessoas que fazem piadas na roda de amigos ou nos encontros de família, sempre criando trocadilhos, pegadinhas ou fazendo os outros rirem.
Porque possuem boas habilidades sociais, conseguem quebrar o gelo e agir de forma carismática em todas as circunstâncias, até mesmo em momentos de tensão ou pressão.