Teste sua inteligência emocional com ESTE quiz e confira a sua pontuação

O nível de inteligência emocional de uma pessoa reflete no seu comportamento diário e na sua forma de ver o mundo.

A inteligência é uma capacidade múltipla, composta por diferentes habilidades que têm a ver com o reconhecimento e entendimento do mundo. Existem nove tipos de inteligência e uma delas é a emocional. Uma boa forma de entender como funciona é analisando o comportamento humano e, até mesmo, aplicando teste de inteligência emocional.

Como o próprio nome diz, tem relação com as emoções. Segundo a psicóloga goiana Ketlin de Oliveira, o domínio das emoções “tem a ver com a interação entre as emoções e as cognições, englobando a capacidade de percepção e controle emocional de si e dos outros”.

Ou seja, quem é emocionalmente inteligente possui um bom nível de autoconhecimento e autocontrole. Em entrevista exclusiva ao Concursos no Brasil, ela explicou que a inteligência emocional influencia tanto nas relações pessoais como nas profissionais.

“As pessoas que possuem uma prática emocional bem desenvolvida tendem a se sentir mais satisfeitas e a serem mais eficientes em suas vidas”, disse.

Teste de inteligência emocional: quiz completo

Agora que você já sabe o que é inteligência emocional, é a hora de verificar o quão desenvolvida é a sua vida nessa área. Responda as perguntas abaixo da forma mais sincera possível e anote os pontos obtidos no teste de inteligência emocional:

  1. Você tem facilidade para expressar os seus sentimentos? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo);
  2. Mesmo após imprevistos, você persiste naquele objetivo e não desiste na 1º tentativa? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo);
  3. Antes de falar, você pensa em como a pessoa irá receber suas palavras? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo);
  4. Você tem facilidade em lidar com críticas construtivas e não as vê como algo negativo? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo);
  5. Você tem facilidade para entender os seus hobbies e metas pessoais? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo);
  6. Você consegue reconhecer os próprios erros? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo);
  7. No dia a dia, você busca relacionamentos que te motivem e te faça sentir bem? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo);
  8. Você tem facilidade com trabalho em equipe e a comunicação funciona bem? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo);
  9. Você tem ótima habilidade em lidar com situações de crise no trabalho? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo);
  10. Você entende todos os lados de uma discussão antes de apontar o dedo para algum “culpado”? Dê uma pontuação entre 0 (mínimo) e 5 (máximo).

Resultado do teste

É importante ressaltar que, assim como os demais tipos de inteligência, a emocional pode e deve ser desenvolvida ao longo do tempo. Agora, de acordo com a sua pontuação, descubra o quanto você já expandiu nessa área:

Conseguiu 15 pontos ou menos

De fato, você precisa melhorar a sua inteligência emocional. Aplicar a empatia e buscar uma rotina mais leve pode te ajudar no processo. Além disso, é extremamente importante exercer o autoconhecimento.

Deseja se entender melhor, evitar problemas/desgastes desnecessários no dia a dia e aguçar sua inteligência emocional? Vale a pena procurar ajuda terapêutica por meio de psicólogos. Uma ajudinha nunca faz mal a ninguém e a terapia é feita para todo mundo.

Conseguiu 16 a 35 pontos no teste de inteligência emocional

Você aplica alguns pilares da inteligência emocional no seu dia a dia, mas ainda é possível melhorar em alguns aspectos. Não se esqueça de que o autoconhecimento é construído cotidianamente e você passa por mudanças constantes.

Olhar para si mesmo, reconhecer os erros e entender o ambiente ao redor são metas que todos precisamos aplicar. Caso queira se conhecer ainda mais e de maneira profissional, vale a pena marcar uma consulta com algum psicólogo de sua confiança.

Conseguiu 36 a 45 pontos

Você aplica os principais pilares da inteligência emocional e consegue lidar com problemas no dia a dia sem se deixar abalar com isso. Entretanto, você ainda pode melhorar em alguns aspectos caso queira aguçar a sua inteligência emocional em casa, no trabalho ou em qualquer setor da sua vida.

Você faz terapia? Tem interesse? Talvez seja um bom caminho para você identificar características suas que ainda não havia notado.

Conseguiu 46 a 50 pontos

Uau! Você realmente aplica os pilares da inteligência emocional e, com certeza, os problemas do dia a dia não te afetam a ponto de te deixarem desmotivado. A sua empatia e cuidado com palavras é uma habilidade que realmente faz a diferença.

Para extrapolar ainda mais o autoconhecimento, consultas terapêuticas podem ser bem-vindas – caso você ainda não esteja fazendo sessões.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.