Saiba como aumentar a sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional é uma capacidade a ser desenvolvida que permite ao indivíduo maior conhecimento e controle sobre as emoções, tanto as próprias quanto as de outros.

Por definição, a inteligência emocional consiste em uma habilidade relacionada a um alto nível de conhecimento pessoal, permitindo que o indivíduo navegue e controle emoções, sentimentos e reações. No geral, essa capacidade refere-se tanto aos sentimentos pessoais quanto ao de outros, facilitando a socialização e aprofundando os relacionamentos.

Leia também

Segundo a psicóloga hospitalar Ketlin Monteiro, a inteligência emocional também compreende a habilidade de perceber, nomear e expressar as emoções. Ademais, pode-se compreender e raciocinar sobre elas, regulando-as como consequência.

Ainda do ponto de vista psicológico, a inteligência emocional decorre da interação entre as emoções e as cognições, o que permite tanto a percepção quanto o controle dessas funções, tanto em si mesmo quanto nos outros. “Ao se atingir o domínio das emoções com inteligência, espera-se que o fluxo de emoções se torne mais construtivo e acarrete melhoras nos relacionamentos nas mais variadas esferas da vida humana”, explica Ketlin.

Como a inteligência emocional funciona?

Sobretudo, a base dessa capacidade é a consciência pessoal e o autoconhecimento, pois é o que permite o conhecimento, percepção, nomeação e expressão dos sentimentos a um nível pessoal. Como consequência, o indivíduo consegue estender e projetar essa noção em outras pessoas, agindo de forma empática e sensível.

No geral, pessoas emocionalmente inteligentes conseguem se colocar no lugar dos outros com facilidade, principalmente por conhecerem tão bem sobre emoções e reações. Como consequência, tendem a lidar com crise e solução de problemas com maior facilidade, pois entendem como as pessoas envolvidas se sentem diante dos desafios.

De acordo com a psicóloga Ketlin Monteiro, essa habilidade se destaca principalmente no ambiente de trabalho. “Ter consciência dos próprios sentimentos e atitudes contribui para uma melhor compreensão das situações e das circunstâncias que acontecem no ambiente de trabalho, possibilitando uma melhor reação, ação, comunicação e intervenção”, afirma.

Desse modo, a inteligência emocional facilita em atividades de liderança ou atendimento ao público, principalmente por permitir maior observação e acesso a diferentes perspectivas a partir das emoções envolvidas. Sendo assim, os sentimentos são vistos de maneira produtiva, não somente facilitando as relações entre colegas de trabalho, como também na solução de desafios e no gerenciamento de conflitos.

A inteligência emocional está associada ao autocontrole, consciência emocional e motivação, de modo que essas capacidades sejam estendidas ou ensinadas aos outros com facilidade. Portanto, permitem o desenvolvimento de pessoas emocionalmente inteligentes em diferentes ambientes, desde o mercado de trabalho até na própria família.

Como desenvolver essa habilidade?

A princípio, para desenvolver a inteligência emocional precisa-se pensar em ampliar o autoconhecimento e conexão pessoal. Desse modo, práticas como meditação, yoga e exercícios físicos estimulam uma noção de limites, assim como compreensão do fluxo de pensamentos e sentimentos.

Para estender essa habilidade a outras pessoas, uma maneira bem simples é entrar em contato com indivíduos diferentes, fora da bolha social e da zona de conforto. Conversar com pessoas diferentes estimula o conhecimento de personalidades e sentimentos diversos, facilitando o desenvolvimento da empatia e outras noções sociais relacionadas à inteligência emocional.

Por fim, exercitar a observação e a escuta ativa também são formas de desenvolver essa habilidade. Acima de tudo, trabalham a capacidade de agir com flexibilidade, mente aberta e compreender diferentes emoções.

Leia também


você pode gostar também

5 soft skills mais procuradas pelos empregadores no país; veja a lista

Está procurando emprego? Conheça quais são as cinco soft skills mais procuradas pelos empregadores e tenha um diferencial competitivo.

Fique de olho: estas 5 profissões ainda vão crescer muito no Brasil

As transformações no mercado de trabalho criam novas profissões para atender às necessidades dos consumidores, garantindo profissões com bons salários e gratificações.

Confira 7 casos que exigem a emissão da nova CNH em 2022

Ainda que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito estabeleça uma transição gradual para o documento, existem situações específicas que obrigam a emissão da nova CNH.

Estes 5 hábitos simples aumentam a sua produtividade no dia a dia

Se você quer obter um maior rendimento nos estudos, conheça cinco hábitos que aumentam a produtividade no dia a dia.

Estados mais ricos do país: confira ranking atualizado com o top 5

Cinco estados mais ricos do Brasil são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

3 hábitos de trânsito que dão multa na CNH e você ainda não sabia

As multas e punições previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro servem para manter o trânsito um lugar seguro aos condutores e motoristas, também preservando as vias públicas.