O que é a inteligência emocional e como pode ser usada no ambiente de trabalho?

Inteligência emocional no trabalho pode beneficiar o profissional e também ajudar no relacionamento entre os colegas de equipe.

Ser qualificado como uma pessoa inteligente vai muito além da capacidade em adquirir conhecimentos práticos e teóricos, pois o conceito pode ser enquadrado em diferentes modalidades. Há, por exemplo, a inteligência emocional, que pode ser entendida como a capacidade de se expressar diante de situação que demande grande carga de emoção.

Leia também

Para falar um pouco sobre o assunto, o site Concursos no Brasil entrevistou Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira, psicóloga, que atua no âmbito da Psicologia Hospitalar, especificamente no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada, ambos no estado de Goiás.

O que significa inteligência emocional?

Em um mundo complexo, com relacionamentos que misturam mundo real com virtual, exige-se desenvolvimento para entender melhor a sociedade e as pessoas que fazem parte dela.

Primeiro, é importante compreender o que define a inteligência emocional. Segundo a profissional entrevistada, esse é um campo que visa compreender as emoções e elaborar um raciocínio sobre a situação onde a pessoa está envolvida.

No trabalho, é comum que colegas da mesma equipe passem por divergências, conflitos, contradições e outros tipos de situação que não são agradáveis. Assim, a inteligência emocional pode ser compreendida a partir da capacidade de o indivíduo gerir emoções, tomar decisões assertivas, além de desenvolver autoconhecimento e autoconfiança.

Entenda como desenvolver inteligência emocional no trabalho

Entender o caminho para a emoção é o primeiro passo para compreender o estado de inteligência emocional a ser desenvolvida no trabalho. Com esse entendimento, é possível que haja um melhor controle sobre o comportamento e como utilizar da emoção em condições favoráveis no trabalho.

“A inteligência emocional possibilita o desenvolvimento de competências indispensáveis nos relacionamentos interpessoais e, portanto, nas atividades profissionais. As pessoas que possuem uma prática emocional bem desenvolvida tendem a se sentir mais satisfeitas e a serem mais eficientes em suas vidas”, disse a Psicóloga sobre o assunto durante entrevista.

Além disso, ela citou a empatia como característica importante para que a pessoa avance na busca do desenvolvimento da inteligência emocional. A capacidade de reconhecimento dos sentimentos dos outros contribui para um melhor relacionamento com os colegas e para solucionar possíveis problemas.

Dessa maneira, uma comunicação eficaz e produtiva, com objetivo de entender as demais pessoas envolvidas, auxilia na obtenção de soluções satisfatórias para as partes.

“Ter consciência dos próprios sentimentos e atitudes contribui para uma melhor compreensão das situações e das circunstâncias que acontecem no ambiente de trabalho, possibilitando uma melhor reação, ação, comunicação e intervenção”, pontuou e finalizou a profissional.

Leia também


você pode gostar também

7 grandes filmes da Netflix que podem transformar a sua vida

Anda meio sem motivação para prosseguir com os estudos para as provas do concurso? Conheça sete filmes da Netflix que podem te inspirar.

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.