Para concursos em que uma das fases é o temido Teste de Aptidão Física (TAF), a importância dos cuidados com a alimentação anda lado a lado com o empenho no treino físico. Nesses casos, se alimentar bem deixa de ser uma opção e passa a ser uma obrigação.
Para falar sobre esse assunto, convidamos a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, que atua na área hospitalar, e a especialista separou 5 dicas para você cuidar da sua alimentação durante a preparação para o teste físico em concurso. Confira.
Como cuidar da alimentação para o teste físico do concurso?
1. Escolha alimentos saudáveis
Faça escolhas saudáveis, opte por uma dieta rica em vegetais, hortaliças, legumes, cereais e carnes magras. Conforme orienta a especialista, “evite alimentos ricos em gorduras e frituras, que possuem digestão lenta e sobrecarregam o metabolismo, e não se esqueça que a hidratação é fundamental antes, durante e depois dos testes”.
Vale lembrar que a melhor opção para uma dieta balanceada será sempre buscar um nutricionista, assim sua alimentação e evolução física serão acompanhadas de forma guiada e sem riscos à saúde.
2. Mantenha uma alimentação equilibrada
Seja nos dias de treinamento ou nos intervalos, manter uma alimentação equilibrada é ponto-chave para o sucesso no TAF.
Não basta saber escolher os melhores alimentos, é preciso saber dosar as quantidades corretas ao longo do dia, tanto para atingir a quantidade de energia necessária, quanto para controlar as calorias e assim manter o desempenho físico.
3. Adote o pré e o pós-treino
Com a ajuda de um profissional, você poderá adotar um protocolo alimentar com alimentos que são ideais para fornecer a energia que você precisa antes do treino e para favorecer o fortalecimento muscular e a recuperação do seu corpo no pós-treino. Isso vai maximizar o seu desempenho físico e te ajudar a ir sempre além nos treinamentos.
4. Coma nos horários certos
Mantenha uma rotina em que você tenha horários rigorosos para comer, sem pular refeições. Deixar uma refeição para trás vai fazer com que o seu corpo armazene mais nutrientes do que precisa, inclusive carboidratos e gorduras, deixando o seu metabolismo mais lento.
Além disso, podem ocorrer desconfortos durante os treinos, como dores de cabeça, náuseas, fraqueza e dores no estômago.
5. Hidrate-se bem
Parece clichê, mas não é. Se hidratar bem durante o dia vai potencializar o seu desempenho nos treinos, favorecendo o seu sucesso no TAF.
Beber água auxilia no funcionamento do metabolismo das células de todo o corpo, no processo de digestão, na sudorese e até no funcionamento do cérebro, funções essenciais para garantir o seu sucesso nas provas.