Setembro Amarelo: 5 dicas para manter a saúde mental durante os estudos

Existem algumas dicas valiosas para manter a saúde mental durante o período de estudos, e a maioria faz parte da campanha de conscientização e prevenção do Setembro Amarelo.

Este mês é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, que visa criar conscientização e prevenção relacionado às questões de saúde mental. Neste sentido, é importante tanto para os profissionais quanto para os estudantes, desde concurseiros em preparação para os exames até alunos do Ensino Médio, por exemplo.

Leia também

Com a pressão da rotina de estudos, é fundamental utilizar algumas dicas para manter a saúde mental durante esse período. Desse modo, pode-se evitar problemas mais graves como o esgotamento, ansiedade, depressão, crise de pânico e outros.

Caso o estudante sinta que está adoecendo mentalmente, ou até fisicamente, deve-se buscar ajuda médica especializada para tratar da situação. Sendo assim, essa matéria tem caráter meramente informativo, e não substitui o acompanhamento profissional para o tratamento de enfermidades mentais.

Confira algumas dicas a seguir:

5 dicas para manter a saúde mental nos estudos

qualidade de vida e estudos para concurso
Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

1) Faça pausas intercaladas

Além de adicionar momentos de estudo, prática de exercícios físicos, revisão de conteúdos e outras demandas no seu planejamento semanal, é importante reservar algum espaço para pausas intercaladas. Neste caso, pode-se utilizar técnicas específicas, como a Pomodoro, que garante minutos de descanso após um período de estudo.

Entretanto, as pausas intercaladas também devem considerar o tempo mínimo de horas de sono por noite, o tempo das refeições e do lazer. Assim, torna-se possível conciliar as metas profissionais e acadêmicas, sem abrir mão do bem-estar e do descanso necessário para investir em nós mesmos e nos nossos relacionamentos.

2) Reserve um tempo para atividades físicas

O planejamento e a rotina dos estudos precisam contar com o tempo para as atividades físicas, pois o esporte é um importante aliado na preparação para concursos públicos, exames e provas. Através desse cuidado, pode-se obter benefícios associados ao sono, alimentação, memória, foco e aprendizagem.

Desde uma caminhada regular até treinos de academia, o tempo para as atividades físicas auxilia tanto nos estudos quanto no descanso mental. Por isso, invista uma parte do seu dia no cuidado com o seu corpo, pois sua mente também irá se beneficiar.

3) Faça o possível, mas não esqueça do seu bem-estar

A jornada dos estudos não deve ser algo extremamente doloroso. Para obter bons resultados, não é necessário ser perfeito, mas sim fazer o que é possível e dar o seu melhor em todos os momentos.

Portanto, evite o esgotamento ou estudar mais do que o necessário, porque provavelmente isso irá criar um grande estresse a longo prazo. Lembre-se: o mais importante é sempre o seu bem-estar.

4) Faça sessões semanais de terapia

A psicoterapia possui inúmeras vertentes, para as mais diferentes necessidades e os mais diversos perfis de paciente. Neste sentido, não é recomendada somente para casos graves ou patológicos, pois todos os indivíduos podem se beneficiar desse processo, principalmente os estudantes que estão vivendo um período de pressão e preparo.

Através do acompanhamento profissional especializado, é possível aprender mais sobre si mesmo, desenvolver seus relacionamentos e trabalhar as suas potencialidades.

5) Reserve ao menos uma hora do dia para hobbies

Nem tudo precisa se resumir a simulados, testes, provas e horas de estudo. Como recompensa pelo seu desempenho, invista pelo menos uma hora do dia em um hobby, seja jogar videogame, costurar ou até mesmo a leitura de conteúdos mais leves, como os livros de romance, por exemplo.

Nesse processo, você conseguirá descansar a sua mente, se distrair, absorver o conhecimento adquirido ao longo do dia e talvez aprender algo novo de um jeito diferente.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.