Se prepare: 9 perguntas mais usadas durante a entrevista de emprego

As 9 perguntas mais usadas durante a entrevista de emprego avaliam as habilidades sociais, profissionais, emocionais e psicológicas dos candidatos o processo seletivo.

Em primeiro lugar, conhecer as 9 perguntas mais usadas durante a entrevista de emprego é uma estratégia de preparação dos candidatos inscritos em processos seletivos. No geral, são utilizadas por presidentes, diretores das empresas ou profissionais de Recursos Humanos.

Sobretudo, são ferramentas utilizadas para avaliar habilidades sociais, profissionais, emocionais e psicológicas dos profissionais. Acima de tudo, essa é uma das etapas mais importantes do processo de busca do emprego, mas pode ser extremamente tenso para algumas pessoas.

Por ser o momento de contato direto, diálogo, apresentação e avaliação das expectativas, é comum ficar nervoso diante do avaliador. Contudo, o conhecimento das perguntas mais frequentes podem potencializar o seu desempenho. Saiba mais a seguir:

9 perguntas mais usadas durante a entrevista de emprego

Por via de regra, a entrevista de emprego consiste na etapa em que o entrevistador questiona o candidato acerca de aspectos que ultrapassam os limites dos testes e da análise de currículo. Portanto, poderão haver perguntas sobre a experiência profissional, perfil de funcionário, conhecimentos, interesse na empresa e afins.

De acordo com especialistas de Recursos Humanos, as 9 perguntas mais usadas durante a entrevista de emprego e suas funções são:

1) O que você sabe sobre a empresa?

Neste momento, você deve demonstrar os seus conhecimentos para além dos panfletos, sites institucionais e descrições nas redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Aproveite o espaço para mostrar ao entrevistador que você conhecer os aspectos da missão, visão e valores, assim como números importantes que te chamaram a atenção, por exemplo;

2) Por que você quer este trabalho?

No geral, essa é uma das perguntas mais comuns, mas podem assustar os candidatos. Tenha em mente que a empresa está buscando um profissional apaixonado na empresa, que está disposto a se jogar de cabeça. Mais do que respostas padrões como o tradicional “quero vestir a camisa”, opte por estratégias de que mostrem como a vaga está em sincronia com o seu perfil profissional.

3) Qual é a sua maior conquista profissional?

A maior conquista profissional deve ser selecionada com base nas demandas da vaga que você está concorrendo. Portanto, ainda que existam outras conquistas de destaque, foque naquela que dialoga com a empresa diretamente. Mais que isso, explicite as habilidades utilizadas para chegar aos resultados específicos.

4) Quais são os seus pontos fortes?

Os pontos fortes precisam ser verdadeiros, então nada de dizer que você é perfeccionista para agradar a empresa. Assim como nos processos anteriores, priorize aquilo que dialoga com a vaga, a cultura da empresa e as expectativas do processo seletivo. Contudo, utilize exemplo reais e não invente uma segunda personalidade, porque isso pode pegar mal.

5) Como você ficou sabendo da vaga?

Esse é o momento de entrar com o pé na porta. Caso você tenha sido indicado ou conheça alguém da empresa, cite o nome e o cargo, se for permitido pela pessoa.

Se tiver encontrado nas redes sociais, indique que você acompanha o trabalho da companhia há algum tempo, sempre antenado para as atualizações e conquistas. Assim, você demonstra interesse genuíno na oportunidade, conexão com a instituição e sinceridade nas intenções.

6) Você pode falar um pouco sobre você?

Atenção, falar um pouco sobre você não significa que você pode ser um megalomaníaco apaixonado nas próprias ideias. Procure aprofundar-se nos aspectos da sua personalidade de forma humana, mas objetiva. Aborde as suas características pessoais que dialogam com as demandas da vaga para conseguir se destacar.

7) Quais são seus pontos fracos?

Assim como os pontos fortes, os pontos fracos precisam ser realistas. Porém, a entrevista de emprego não é o momento de chorar as pitangas e se martirizar, porque você precisa ser estratégico. Acima de tudo, o avaliador está observando o nível do seu autoconhecimento, a honestidade e a disposição em lidar com seus defeitos.

8) Fale sobre um desafio ou conflito que você enfrentou no trabalho e como você lidou com isso

As entrevistas que usam avaliação por habilidades e competências demandam que os candidatos contem um pouco sobre a própria jornada. Assim, é importante que você apresente situações reais, com desafios, dúvidas e incertezas. Mais do que uma Jornada do Herói, opte por mostrar algo com final feliz, de sucesso e crescimento.

9) Por que devemos contratar você?

Mesmo após conhecer o seu currículo, perfil profissional, qualidades e defeitos, essa é uma das perguntas mais usadas durante a entrevista de emprego. Geralmente, é a última ou a primeira, como forma de dar espaço para os principais argumentos.

Portanto, demonstre que você é a pessoa certa para a função, reforçando os seus pontos fortes e como você está alinhado com a cultura da empresa.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.