5 dicas para destacar os seus pontos fortes na entrevista de emprego

Uma das partes mais cruciais de uma entrevista de emprego pode ser o momento de destacar suas qualidades, o que deve ser feito com sinceridade.

O momento de abordar os pontos fortes e fracos em uma entrevista de emprego pode ser um dos mais desafiadores de todo o processo. É comum que o nervosismo se faça presente e atrapalhe a situação, mas ter uma boa resposta preparada pode ajudar a entregar exatamente o que o entrevistador quer saber e conquistar a vaga.

Saber o que responder neste momento prova que o candidato possui autoconhecimento e profissionalismo. Assim, é importante se preparar antes mesmo do dia da entrevista. Abaixo, confira algumas dicas valiosas para enfrentar a situação e destacar com destreza seus pontos positivos na busca por uma vaga.

Como destacar os seus pontos fortes na entrevista de emprego

como destacar pontos fortes na entrevista de emprego
Foto: Reprodução / Pixabay

1. Foque a resposta no que a empresa procura

No momento de destacar os pontos positivos que possui, é ideal alinhá-los com o que a empresa está buscando. Ao se candidatar para uma vaga na área da comunicação, por exemplo, vale comentar sobre características como ser comunicativo, estabelecendo contato com todas as áreas.

Alguém interessado em uma posição de analista de marketing digital pode citar que gosta de metodologias ágeis, ou que é antenado no que se trata de tendências da área de marketing e tecnologia.

2. Alinhe a resposta com a vaga anunciada

Uma das formas mais comuns de entrar em contato com uma vaga sendo ofertada é por meio do anúncio. Nele, estarão listadas as características desejadas ou conhecimentos necessários.

Uma empresa pode estar buscando um funcionário de perfil proativo, criativo, com boa comunicação interpessoal. Possuir tais pontos pode ser de grande auxílio.

Contudo, é essencial evitar mentiras. Não é preciso ditar, no momento do questionamento sobre os pontos positivos, as exatas características listadas no anúncio da vaga, mas sim trabalhar ao redor delas.

Um dos detalhes mais valiosos a favor de um candidato é justamente a honestidade.

3. Saiba como identificar os pontos fortes

Definir, em uma lista, os aspectos positivos de forma óbvia pode não ser o melhor caminho para conquistar uma vaga. Além disso, apenas falar sobre eles pode ser considerado excessivo, e fazer com que o interessado pareça não ter autoconhecimento. É preciso abordar este momento de forma racional e moderada.

Normalmente, recrutadores valorizam candidatos que sabem destacar pontos fortes que possam lhes distinguir dos restantes em um nível profissional. Isso inclui responsabilidade, proatividade, persistência e até mesmo o domínio de uma língua estrangeira incomum, quando solicitada.

Para saber falar sobre isso, porém, o interessado não deve saltar em direção ao auto elogio, mas sim mostrar exemplos de situações profissionais em que exibiu tais características, e como elas foram benéficas para o trabalho.

4. Admita seus pontos fracos

Mesmo que a abordagem dos pontos fracos deva ser feita de forma sincera, este momento não deve ser utilizado para enumerá-los de forma grandiosa, podendo afastar o candidato do processo de recrutamento.

Um bom truque para definir aspectos mais fracos é mencionando qualidades logo a seguir. Se lhe falta conhecimento em determinada área e esta é uma fraqueza, é essencial assumi-la, mas acrescentar que já está em busca de fazer algo para melhorar a situação.

5. Tenha preparo e autoconhecimento

Perguntas sobre os pontos fortes e fracos são momentos essenciais para entender o quanto o profissional se conhece, bem como a forma que ele se vê. Assim, ter autoconhecimento é crucial. Afinal, quanto mais alguém se conhece, mais pode se destacar em uma entrevista.

Ter foco e ser sincero também deve vir à tona a qualquer custo. A sinceridade evita que um candidato se enrole no momento de responder uma pergunta. Estar atento à conversa e responder apenas a verdade evita este problema.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.