7 principais motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego

Foi convocado para participar de um processo seletivo em uma grande empresa? Conheça os sete motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego.

Responda com toda sinceridade: você já foi convocado para participar de uma seleção, foi reprovado na primeira fase e ficou se questionando qual foi o motivo? Isso é mais comum do que se imagina. Por isso, essa matéria selecionou sete motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego.

Leia também

Preste atenção em cada um deles e evite cometer esses erros, para conseguir a tão sonhada recolocação profissional. Afinal de contas, ser aprovado em uma disputada seleção em uma conceituada empresa pode ser gratificante. Aproveite a leitura.

Motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego

1) Informações falsas no currículo

Milhares de candidatos mentem no currículo por acreditarem que terão mais possibilidades de serem contratados. Informações falsas nesse documento pode sair caro para você, caso sejam descobertas. E na maioria das vezes, elas são, tá?

Por isso, seja sincero sempre. Jamais coloque no seu currículo habilidades técnicas, cursos de capacitação, domínio de idiomas e uma experiência profissional que você não possui. Mentir a respeito disso pode manchar a sua imagem no mercado de trabalho.

2) Quando o candidato não está totalmente alinhado à cultura organizacional

Esse também é um dos motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego. Trabalhar em uma organização que tem uma política incompatível com o seu perfil profissional pode ser algo desastroso para ambas nas partes. Pode acreditar nisso.

Se o recrutador notar que o candidato não está bem alinhado com a cultura organizacional, durante o processo seletivo, certamente ele não será aprovado. Por isso, antes de enviar o seu currículo para uma determinada organização, procure conhecer a sua missão, visão e valores antes.

3) Demonstração de falta de interesse pela vaga

Outro dos motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego. Não existe nada mais desagradável para um recrutador do que um candidato que passa a impressão de total falta de interesse em fazer parte da empresa, mesmo que ele não esteja efetivamente.

Dessa forma, reveja se a sua postura, imagem e discurso estejam passando a sensação de que você realmente está interessado pela vaga em aberto. Caso o entrevistador perceba o mínimo desinteresse da sua parte, a reprovação pode acontecer.

4) Motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego: Trajes inadequados

Tem muito candidato por aí que ainda insiste em participar de um processo seletivo usando trajes que não têm nada a ver com essa importante ocasião. O resultado? Acabam sendo reprovados. É preciso ter muito tato (bom senso) e atenção nessa hora.

Para evitar as temidas gafes, é interessante apostar em um look esporte fino e investir em trajes formais, evitando saias curtas demais ou decotes exagerados. Lembre-se de que a primeira impressão é a que conta.

5) Quando o candidato fala mal da empresa anterior

Quem está disputando um processo seletivo e fala mal do ex-chefe e até da empresa que trabalhou antes, pode não ser aprovado. Por mais que você tenha passado por alguns perrengues em sua carreira, não é aconselhável adotar esse tipo de atitude.

Mesmo que você sinta que a vaga é sua, tente não perder o controle das emoções nesse momento. Muitas vezes, falar demais pode acabar te prejudicando, mesmo sem querer. O entrevistador vai ter como base aquilo que você disser. Lembre-se disso.

6) Comunicação ineficiente

Esse também é um dos motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego. Ter uma comunicação clara, assertiva e sem ruídos é essencial para alavancar a sua carreira e, sobretudo, ser aprovado em um processo seletivo.

Por isso, caso você perceba no dia a dia que precisa aprimorar um pouco mais a sua comunicação, não deixe de dar prioridade para essa questão, combinado? Além disso, é fundamental escutar o que o recrutador tem para dizer, fazer perguntas pertinentes ou que façam sentido e jamais interromper a sua fala.

7) Motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego: Falta de preparação para a entrevista

Mesmo que a convocação para o processo seletivo tenha sido de última hora, o candidato deve estar minimamente preparado. Uma dica interessante é se munir do máximo de informações sobre a empresa em questão. Uma boa pesquisa na internet pode ajudar.

Além disso, o seu discurso precisa estar 100% alinhado com o seu currículo. Lembre-se: o que consta nesse documento é tudo aquilo que o entrevistador sabe sobre você, pelo menos até aquele momento. Em suma, quanto mais preparado você estiver, melhor.

Agora que você conheceu os motivos que eliminam candidatos na entrevista de emprego, que tal evitá-los e aumentar as chances de conquistar a vaga dos sonhos? Desejamos boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

Para que serve o furo que fica ao lado da câmera do iPhone?

Há um pequeno buraco entre a câmera e o flash na parte traseira de alguns iPhones. Em outros modelos, pode estar em lugar diferente. Veja para que serve esse furo.

Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.

7 grandes filmes da Netflix que vão te deixar mais esperançoso

Está precisando de um pouco mais de inspiração nos estudos, concurseiro? Conheça sete grandes filmes da Netflix que podem te deixar mais otimista em relação ao futuro.

Vacina BCG: descubra para que serve e por que ela deixa marca no braço

A vacina BCG é uma das vacinas mais importantes do esquema vacinal. Entenda para que ela serve e por que deixa uma marca no braço.