Qual o significado do “E” Comercial (&), conhecido como Ampersand?

No Brasil, seu uso se dá em situações diferentes da original. Todavia, o significado mantém-se preservado em sua maioria. Entenda o significado do "E" Comercial e suas utilizações.

A princípio, o nome “E” Comercial, ou Ampersand pouco podem dizer a você. Entretanto, se esta letra for representada de forma gráfica e disposta em nossa frente, logo saberemos do que se trata.

continua depois da publicidade

A verdade é que a palavra Ampersand, com origem na língua inglesa, é mais conhecida pelo sinal “&”, muito usado para abreviações. No Brasil, o símbolo é conhecido pela expressão “E” Comercial e designa uma outra sorte de exemplos.

Seu significado traz consigo toda uma história, prato cheio para os mais curiosos. Confira o que o Ampersand e o “E” Comercial significam.

Ampersand

A história por trás do Ampersand tem início no século XIX, quando o ‘&’ era a última letra do alfabeto inglês. A expressão vem da contração das palavras “and per se and”, que significa “e por si”.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a aglutinação da palavra ocorreu com o passar dos tempos, chegando à configuração atual, designada Ampersand.

O “E” Comercial no Brasil

Diferente da história inglesa, no Brasil, o Ampersand é conhecido pelo termo “E” Comercial. Essa nomenclatura se dá devido à associação deste estar sempre aliado a pessoas jurídicas ou nomes comerciais (Bráz & Cia; Pizza & Cia, etc).

continua depois da publicidade

O formato do “E” Comercial

Muitas vezes o formato do “E” Comercial “&” remete-nos a uma cobra. Essa impressão é causada pelo fato de o Ampersand ser um monograma que representa a conjunção “e”.

De origem no latim e representado pelas letras “et”, seu formato inicial foi evoluindo, até chegar a esta forma mais conhecida.

Curiosidades sobre o “E” Comercial

O Dia Nacional do Ampersand (National Ampersand Day) é celebrado em 8 de setembro e foi criado pelo tipógrafo e designer Chaz DeSimone, em 2015. Esta iniciativa considera o Ampersand como uma forma de arte e o dia serviria para celebrar o signo, seu uso e todas as funcionalidades.

continua depois da publicidade

O símbolo foi descoberto em um grafiti, desenhado nas paredes de Pompeia e preservado na erupção do Vesúvio.

Um tipógrafo chamado Jan Tschichold dedicou sua vida a um estudo sobre a evolução do Ampersand. O estudo fora publicado como trabalho acadêmico de pesquisa em 1953. Intitulado ‘The Ampersand: its genesis and development’ (O Ampersand: seu gênesis e desenvolvimento).

A primeira vez que a expressão Ampersand (&) apareceu no dicionário foi em 1837. Depois de mais de 180 anos, este simples sinal tipográfico, porém recheado de mistérios.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade