Qual o significado do “E” Comercial (&), conhecido como Ampersand?

No Brasil, seu uso se dá em situações diferentes da original. Todavia, o significado mantém-se preservado em sua maioria. Entenda o significado do “E” Comercial e suas utilizações.

A princípio, o nome “E” Comercial, ou Ampersand pouco podem dizer a você. Entretanto, se esta letra for representada de forma gráfica e disposta em nossa frente, logo saberemos do que se trata.

A verdade é que a palavra Ampersand, com origem na língua inglesa, é mais conhecida pelo sinal “&”, muito usado para abreviações. No Brasil, o símbolo é conhecido pela expressão “E” Comercial e designa uma outra sorte de exemplos.

Seu significado traz consigo toda uma história, prato cheio para os mais curiosos. Confira o que o Ampersand e o “E” Comercial significam.

Ampersand

A história por trás do Ampersand tem início no século XIX, quando o ‘&’ era a última letra do alfabeto inglês. A expressão vem da contração das palavras “and per se and”, que significa “e por si”.

Nesse sentido, a aglutinação da palavra ocorreu com o passar dos tempos, chegando à configuração atual, designada Ampersand.

O “E” Comercial no Brasil

Diferente da história inglesa, no Brasil, o Ampersand é conhecido pelo termo “E” Comercial. Essa nomenclatura se dá devido à associação deste estar sempre aliado a pessoas jurídicas ou nomes comerciais (Bráz & Cia; Pizza & Cia, etc).

O formato do “E” Comercial

Muitas vezes o formato do “E” Comercial “&” remete-nos a uma cobra. Essa impressão é causada pelo fato de o Ampersand ser um monograma que representa a conjunção “e”.

De origem no latim e representado pelas letras “et”, seu formato inicial foi evoluindo, até chegar a esta forma mais conhecida.

Curiosidades sobre o “E” Comercial

O Dia Nacional do Ampersand (National Ampersand Day) é celebrado em 8 de setembro e foi criado pelo tipógrafo e designer Chaz DeSimone, em 2015. Esta iniciativa considera o Ampersand como uma forma de arte e o dia serviria para celebrar o signo, seu uso e todas as funcionalidades.

O símbolo foi descoberto em um grafiti, desenhado nas paredes de Pompeia e preservado na erupção do Vesúvio.

Um tipógrafo chamado Jan Tschichold dedicou sua vida a um estudo sobre a evolução do Ampersand. O estudo fora publicado como trabalho acadêmico de pesquisa em 1953. Intitulado ‘The Ampersand: its genesis and development’ (O Ampersand: seu gênesis e desenvolvimento).

A primeira vez que a expressão Ampersand (&) apareceu no dicionário foi em 1837. Depois de mais de 180 anos, este simples sinal tipográfico, porém recheado de mistérios.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.