Qual é a verdadeira função do modo avião no celular? Descubra aqui

O modo avião é uma ferramenta que, até pouco tempo atrás, precisava ser ativada obrigatoriamente durante voos. Continue a leitura e entenda o que é e para que serve essa função.

Todas as pessoas que já viajaram de avião pelo menos uma vez na vida certamente já tiveram a mesma dúvida: por que o modo avião deve ser ativado durante o voo e qual seria sua verdadeira função. Criada com o objetivo de impedir que a comunicação da aeronave seja interrompida ao utilizar a rede sem fio, a ferramenta possui muitas funcionalidades.

O modo avião é responsável por impedir a interferência dos aparelhos celulares na comunicação das aeronaves. Antigamente, muitas das companhias aéreas sequer permitiam que celulares fossem utilizados durante os voos, sendo necessário até mesmo desligar a ferramenta. Hoje em dia, porém, tal noção já é ultrapassada.

Inicialmente, a função modo avião foi criada como uma medida de segurança. Existia até mesmo quem acreditasse que os dispositivos pudessem derrubar os aviões durante os voos, pelo fato de um grande número de aparelhos ligados na aeronave acabar interferindo nos sistemas de navegação e controle.

De qualquer modo, não há nenhum registro de qualquer celular que já tenha sequer passado perto de derrubar ou atrapalhar um voo. Em essência, o modo avião desliga as funções de conexão do aparelho, impedindo chances de interferência ao enviar mensagens à torre de transmissão. Mesmo assim, entender sua funcionalidade é ideal.

O que é o modo avião?

Ao ativar esta função, um usuário desativa a capacidade do telefone de se conectar por redes de celular, Bluetooth ou Wi-FI. Assim, não é mais possível receber chamadas, navegar pela internet ou enviar textos.

Ainda é possível, porém, utilizar as ferramentas da câmera, ouvir música, jogar jogos e escrever e-mails e mensagens para enviar posteriormente. Deste modo, tudo que não precisa de sinal ou de internet pode ser feito.

Por que é necessário ativar o modo avião?

Qual é a verdadeira função do modo avião no celular? Descubra aqui
Foto: Reprodução / Pexels.

Para entender o motivo do modo ser obrigatoriamente ativado durante voos, é preciso ter em mente que, apesar do celular ser um dispositivo pequeno, ele ainda é poderoso. Afinal, ele emite ondas de rádio e interferência eletromagnética, o que em teoria pode causar problemas para dispositivos de comunicação de aeronaves.

A Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos determinou que sinais de celulares provenientes das aeronaves poderiam interferir com torres de celular, o que causa interrupções no serviço. Com milhares de pessoas viajando de avião por dia, o congestionamento é problemático.

Por outro lado, seis anos atrás, a federação determinou que as restrições eram muito severas. Assim, tornou-se permitido utilizar Wi-Fi e Bluetooth durante os voos. Assim, caso a aeronave tenha a capacidade para tais aplicações, é possível utilizá-las à vontade.

Outras funcionalidades do modo avião

Pelo fato do modo avião garantir que não seja possível receber ou fazer chamadas, muito menos receber ou enviar mensagens, esta função possui grande potencial para a tranquilidade e a produtividade.

Caso seja necessário se concentrar para fazer algum trabalho e o celular esteja por perto, ativar o modo avião é ideal. Por meio dele, notificações, ruídos ou alertas desaparecerão, oferecendo um ambiente pacífico.

Igualmente, famílias com crianças podem encontrar grande utilidade no modo avião. Ao dar o telefone ou tablet para uma criança, quaisquer compras ou ligações indesejadas feitas por dedos curiosos serão evitadas. Mesmo com a função, elas ainda poderão jogar, tirar fotos e se divertir.

Pessoas que precisam carregar o celular com maior rapidez e eficiência também devem usufruir do modo. Quando o aparelho está com ele ativado, ele não está constantemente tentando encontrar redes ou um sinal, fazendo com que a bateria dure mais.

Por fim, o modo avião segue sendo a opção ideal para quem deseja se desconectar e se libertar das redes sociais ou da internet em si. Só é preciso ativá-lo e aproveitar a tranquilidade longe da tecnologia.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.