O que fazer para aumentar a produtividade? Veja 7 dicas

Se você é um concurseiro que deseja ter um maior rendimento nos estudos, conheça nossas sete dicas para aumentar a produtividade.

Um dos principais desafios para todo candidato que está estudando para as provas de um concurso público, é aumentar a produtividade. Afinal, a maioria dos editais cobra uma quantidade de conteúdo considerável que precisa ser aprendido em pouco tempo.

Por isso, selecionamos sete dicas sobre como o concurseiro pode ter um maior rendimento nos estudos, já que isso aumenta suas chances de aprovação em qualquer certame. Tire o máximo de proveito da leitura.

Dicas para aumentar sua produtividade nos estudos e no trabalho

1) Faça um planejamento

Para o concurseiro aumentar a produtividade nos estudos, ele jamais deve abrir mão do seu planejamento diário ou semanal. Antes de começar a estudar, você deve planejar como será a sua rotina de estudos dentro do período estipulado. Isso te ajuda a manter o foco e não perder tempo.

Um planejamento realista auxilia o candidato a ter uma noção dos assuntos que precisa estudar naquela semana e se preparar adequadamente. Começar a estudar já sabendo quais os assuntos que precisam ser aprendidos pode turbinar o seu rendimento.

2) Identifique o horário em que é mais produtivo

Outra dica interessante para aumentar a produtividade é identificar o horário que você é mais produtivo. Alguns concurseiros rendem melhor pela manhã, outros à tarde. Existem pessoas que são mais produtivas à noite ou de madrugada. Cada um tem sua particularidade.

Não importa o horário. Depois que você identificar os períodos (do dia ou da noite) em que a sua mente está mais receptiva ao aprendizado, prefira estudar para as provas nesses momentos. Dessa forma, o seu rendimento será muito maior.

3) Uma coisa de cada vez, concurseiro

Para você aumentar a produtividade nos estudos, é essencial fazer uma coisa de cada vez. Mesmo que você seja uma pessoa multitarefa, quando o assunto é estudar para concurso público, é preciso se dedicar a uma tarefa por vez.

Dessa forma, a sua mente se mantém focada em um único assunto e fica mais produtiva. Começou a estudar uma determinada matéria? Vá até o final e só passe para a próxima quando acabar tudo. Aprender dois assuntos diferentes ao mesmo tempo não rola.

4) Aumentar a produtividade: estabeleça prioridades

Aquele concurseiro que deseja ser mais produtivo nos estudos precisa estabelecer prioridades em seu dia. Por exemplo, se você tem mais dificuldade de aprender um determinado assunto, deve priorizá-lo em seu cronograma de estudos.

O candidato que define as suas prioridades consegue estudar todo o conteúdo exigido pelo edital em tempo hábil. Por isso, para aumentar a produtividade em sua fase de preparação para as provas, priorize aquilo que é mais importante para o seu aprendizado.

5) Xô, distrações

Mais uma valiosa dica para aumentar a produtividade. As distrações são as principais inimigas de qualquer concurseiro. Elas não agregam nenhum valor em sua rotina e fazem com que ele perca um tempo precioso que poderia estar sendo empregado na aquisição do conhecimento.

Por isso, elimine todas as distrações possíveis e imagináveis. Deixe o seu celular desligado, não se renda à tentação de bisbilhotar as suas redes sociais, não deixe a TV ou o aparelho de som ligados e evite estudar em um ambiente com muita poluição visual ou sonora.

 

6) Aumentar a produtividade: não procrastine as tarefas

A procrastinação também atrapalha o rendimento nos estudos de qualquer concurseiro que quer aumentar a produtividade. Por isso, se você é um procrastinador nato, é melhor deixar esse péssimo hábito de lado, de uma vez por todas.

Ficar enrolando para começar a estudar ou adiando ao máximo o seu aprendizado, não vai te deixar mais perto da aprovação no certame. Em suma, a procrastinação vai te fazer perder tempo e, principalmente, o foco dos estudos. Evite isso a todo custo.

7) Crie um ambiente propício

Para você aumentar a produtividade nos estudos, é preciso criar um ambiente que seja propício ao seu aprendizado. Ou seja, o local escolhido precisa ser silencioso, organizado, bem arejado, limpo, com boa iluminação e sem aquela poluição visual, que tanto atrapalha a concentração.

Além disso, o ambiente também precisa oferecer móveis confortáveis e que permitam uma boa ergonomia na hora de estudar. Afinal, ninguém merece passar oito horas sentado em uma cadeira que provoca dores nas costas, certo? Lembre-se de que nada pode atrapalhar o seu rendimento.

E aí, o que você achou das dicas sobre como aumentar a produtividade nos estudos? Agora é colocar todas elas em prática e deixar o sonho de começar uma carreira pública mais perto. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.