Proibido: confira 5 lugares em que você não pode usar bicarbonato

Bicarbonato de sódio é um grande ajudante do dia a dia, entretanto, existem lugares em que não é aconselhável usá-lo. Confira.

O bicarbonato de sódio é um item de fácil acesso e presente em vários lares brasileiros. A substância alcalina, de pH alto e neutralizante de odores, gorduras e sujeiras de difícil remoção, possui várias propriedades que tornam o bicarbonato um grande aliado na limpeza da cozinha de casa.

As propriedades do bicarbonato vão além, fazendo dele um ótimo produto para higienização da pele, limpeza de paredes e outras superfícies, para redução de mau cheiro e inclusive para desentupir ralos.

Entretanto, existem alguns lugares em que não é aconselhável usar o bicarbonato, por ele possuir algumas limitações. Nesse sentido, o Concursos no Brasil traz para você 5 lugares em que não se pode usar o bicarbonato. Confira.

Lugares em que não se pode usar o bicarbonato

1 – Para limpar e polir panelas

O bicarbonato é um grande aliado da limpeza doméstica, sendo indicado para limpar panelas em geral. Entretanto, ele não pode ser usado em panelas de alumínio. O problema é que o bicarbonato reage com o alumínio, o que ocasiona em manchas e desbotamento, além de diminuir a vida útil da panela.

2 – Para acabar com o cheiro da geladeira

Estudos indicam que o bicarbonato pode até ser um bom aliado para neutralizar ou para agir na redução de odores dentro da geladeira. Entretanto, nem sempre o bicarbonato consegue reagir com os causadores do cheiro ruim, o que o torna ineficaz para retirar os odores que aparecem no refrigerador.

3 – Para apagar focos de incêndio

O bicarbonato é um dos componentes da solução química presente em extintores de incêndio, isso é verdade. No entanto, não pode ser utilizado sozinho para apagar chamas, por não possuir a mesma intensidade e força da solução química presente em extintores.

Nessas situações que podem gerar algum tipo de perigo, é melhor recorrer às autoridades competentes e entrar em contato com os bombeiros, para que o fogo seja apagado de maneira correta, sem que existam maiores prejuízos físicos ou materiais.

4 – Para substituir fermento em pó

Algumas pessoas costumam utilizar o bicarbonato em receitas culinárias. No entanto, mesmo que possam parecer ser a mesma coisa, bicarbonato e fermento são coisas diferentes. Embora ambos produzam dióxido de carbono, o bicarbonato reage com ácidos já encontrados em alimentos (soro de leite ou iogurte) e produz o efeito do fermento.

Nesse sentido, mesmo que pareça um super fermento, usar bicarbonato para fazer alimentos não é o ideal, por não conseguir entregar o resultado esperado.

5 – Para retirar acnes

O bicarbonato é um item amplamente usado na indústria de cosméticos, estando presente em desodorantes, cremes e shampoos para os cabelos. Entretanto, por ser uma substância com grande teor alcalino, ela não é indicada para o tratamento dessas erupções na pele.

A pele humana apresenta pH de 5,5, justamente por substâncias naturais encontradas no suor, que são ácidas. Nesse sentido, o bicarbonato pode alterar o pH natural da pele, o que influencia na proliferação de bactérias.

Leia também

você pode gostar também

Pets: veja os 30 nomes mais criativos para colocar no seu cachorro

Vai adotar um doguinho e ainda está em dúvida em relação à qual nome escolher para o seu pet? Então confira as nossas dicas a seguir!

Esta moeda de 1 real pode valer BOLADA de R$ 7 mil

Colecionadores de moedas são responsáveis por movimentar esse mercado de exemplares raros que podem chegar a valer até mesmo R$ 7 mil. Confira.

Você sabe qual é a origem do símbolo de coração?

O símbolo de coração é comumente usado para expressar amor, mas pode ser usado também para demonstrar outros sentimentos como paixão, carinho e afeto.

10 expressões e erros de português que acabam com a sua credibilidade

As 10 expressões e erros de português que acabam com a credibilidade de uma pessoa se referem a uma demonstração de desconhecimento em relação à modalidade formal e coloquial do idioma.

Descubra o que o seu gosto musical diz sobre você, segundo a Ciência

Psicólogos da Universidade de Cambridge revelaram como os estilos cognitivos individuais afetam o tipo de música que salvamos em nossa playlist.

A palavra ‘gênia’ existe? Saiba se o uso do feminino de ‘gênio’ está correto

Para os amantes da Literatura, Clarice Lispector é uma autora genial, mas será que é certo chamá-la de gênia? Confira a resposta a seguir.