Estas 9 grandes invenções foram criadas por brasileiros; veja a lista

Além do avião, o Brasil pode se orgulhar de boa parte dos inventos mais importantes da história. Então, conheça as grandes invenções criadas por brasileiros.

As grandes invenções do mundo possuem muitos nomes importantes por trás delas. Mas você sabia que o Brasil é um país que também contribuiu de forma grandiosa neste quesito? Apesar de muitos acreditarem que as terras brasileiras não possuem tanta fama em relação às contribuições à modernidade, algumas grandes invenções vieram daqui.

Por séculos e até mesmo hoje em dia, cientistas brasileiros têm ganhado destaque e criado ferramentas essenciais para a sociedade, que são utilizadas mundo afora, e ainda servem de base para novas invenções. Confira abaixo alguns feitos do país com grande reconhecimento.

Confira algumas das maiores invenções criadas por cientistas brasileiros

1. A invenção do rádio

O padre católico e inventor Roberto Landell de Moura foi o responsável por iniciar o processo de uma das maravilhas da comunicação moderna: o rádio.

Moura foi pioneiro na transmissão de voz humana sem fio, antes mesmo que inventores como o canadense Reginald Fessenden ganhassem sucesso por isso.

2. Coração artificial

Esta salvação do mundo da medicina é fruto dos estudos do engenheiro mecânico Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.

Em 2000, a ferramenta foi elaborada, ligada ao coração natural e alimentada por um motor elétrico.

3. Máquina de escrever

O sistema mecânico de escrita também possui contribuição brasileira. No século XIX, na Paraíba, o padre Francisco João de Azevedo revolucionou o mundo da produção escrita por meio da adaptação de um piano de 24 teclas.

Por meio do aparelho, podia imprimir letras em um papel, apertando o pedal embaixo para mudar de linha.

Vale lembrar que outros projetos similares já existiam ao redor do mundo, mas nenhum havia saído do papel. Posteriormente, objetos menores e mais práticos que um piano foram adaptados.

4. Walkman

Antes de se tornar Walkman, o pequeno aparelho de reprodução de música portátil se chamava Stereobelt.

Criado por Andreas Pavel, de origem alemã e brasileira em 1972, o antecessor também aceitava fitas cassetes em seu interior. Algum tempo depois, a Sony comprou a invenção e alterou seu nome.

5. Transmissão automática

Boa parte dos carros no Brasil ainda possuem transmissão manual. Mas sem dois engenheiros brasileiros, a transmissão automática provavelmente não existiria, pelo menos não da forma que é conhecida.

Em 1932, Fernando Lehly Lemos e José Braz Araripe desenvolveram um projeto de troca de marchas automática, por meio de fluido hidráulico.

O projeto foi vendido para a General Motors, que lançou um carro com a transmissão “Hydra-Matic”, precursora do que é encontrado atualmente.

6. Soro antiofídico

O soro antiofídico é uma das invenções brasileiras mais populares de todas. Concebido para combater os efeitos causados por venenos variados, este soro deve ser administrado o mais rápido possível, após diagnosticada a fonte do veneno.

Vital Brasil foi o responsável por isso, um imunologista brasileiro de renome internacional. Ele inventou o antídoto em 1903, bem como soros para picadas de escorpião em 1908, e para veneno de aranha em 1925.

7. Identificador de chamadas

O telefone fixo era um aparelho popular em boa parte das casas brasileiras. A maioria era acompanhada do Bina, identificador de chamadas cuja sigla significa “B identifica número de A”, invenção do eletrotécnico Nélio José Nicolai, em 1980.

As chamadas passaram a ser identificadas nos próprios telefones algum tempo depois, mas enquanto isso não era possível, o Bina era uma ferramenta extremamente útil para saber quem estava ligando e quais números haviam ligado anteriormente.

8. Urna eletrônica

Estas 9 grandes invenções foram criados por brasileiros; veja a lista
Foto: Antonio Augusto / Ascom / TSE / Licenças Creative Commons.

Em 1989, Carlos Prudêncio, um juiz eleitoral de Santa Catarina, e seu irmão da área de informática, criaram o primeiro terminal de votação por computador.

No mesmo ano, o aparelho foi instalado em caráter experimental na cidade de Brusque, e seis anos depois, o estado iniciou a primeira eleição totalmente informatizada da história.

Por meio da invenção dos dois, atualmente, o Brasil é o país responsável pela maior eleição informatizada do mundo, com a apuração mais rápida.

9. Painel eletrônico

O painel eletrônico é uma invenção de Carlos Eduardo Lamboglia, responsável por criar o painel mais usado em todos os jogos de futebol televisionados. Em 1997, patenteou a criação, que foi usada na Copa da França, em todos os jogos do evento.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.