Afinal, qual é o lado realmente correto de usar o papel alumínio? Descubra aqui

O papel alumínio possui um lado fosco e o outro brilhoso. Confira qual o lado correto para deixar em contato com o alimento.

Papel alumínio é um dos itens essenciais para se ter em uma cozinha, ele não pode falar. Além de embrulhar o alimento, ele auxiliar em manter sua temperatura ou realizar o cozimento da comida. Para isso, no entanto, é importante saber o lado correto de usar o papel alumínio.

O papel alumínio é um grande aliado para assar pratos, como a carne ou frango, por exemplo, impedindo que resseque ao longo do cozimento, e contribuindo para deixá-la mais suculenta. Algumas pessoas acreditam que a parte brilhante deixa o produto mais crocante, enquanto outros consideram que a parte fosca permite um cozimento mais uniforme.

Lado correto de usar o papel alumínio

Como usar o papel alumínio, lado certo do papel alumínio
Veja como usar o papel alumínio. Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

O rolo de papel alumínio parece todo brilhante. Contudo, ao abrir, nota-se com facilidade que um dos lados é fosco. Assim, abre espaço para dúvida de qual o lado correto para ficar em contato com o alimento.

A resposta, no entanto, não é tão objetiva, pois depende da circunstância. Ao considerar assar algum alimento, o lado brilhante é o ideal para ficar em contato. A justificativa é de que esse lado é mais liso, com menores chances de grudar na carne, na batata ou em outro ingrediente em questão.

Isso acontece porque o papel alumínio funciona como uma espécie de estufa e cria vapor ao redor da comida, seja ele colocado por cima de uma assadeira ou grudadinho nos alimentos, como peixe, ou uma costela na churrasqueira. O efeito do utensílio, que inclui a retenção da umidade, será completo apenas quando não houver nenhum furo ou espaço por onde o ar consiga sair.

Além disso, se houver uma cobertura irregular realizada com papel alumínio pode resultar em diferentes textura para um mesmo preparo, já que uma parte pode ficar mais suculenta e a outra mais seca.

Por outro lado, caso o intuito de usar o papel alumínio seja armazenar um produto na geladeira, ou mantê-lo frio por mais tempo, é importante embrulhá-lo com o lado fosco para dentro (ou seja, esse lado em contato com o alimento).

A dica é envolver bem o alimento com a parte fosca do papel, para que ele fique em contato mais próximo e auxilie na conservação. Outra dica é que, ao notar o papel alumínio rasgando ou com furinhos, troque por uma folha novinha.

Dessa maneira, não terá problemas da comida entrar em contato com outros objetos, caso esteja transportando dentro da bolsa, ou pegar sabor e cheio de outros alimentos que tão dentro da geladeira.

O papel alumínio faz mal para a saúde?

Por possuir características que não são tóxicas, o papel alumínio pode ser usado em utensílios domésticos sem qualquer efeito nocivo ao organismo humano, tendo atualmente larga utilização na indústria alimentícia.

Dessa maneira, desde que o papel alumínio atenda ao disposto na RDC n. 20/07 da Anvisa, não haverá risco em seu uso em contato com alimentos.

Contudo, é importante considerar que, quando o papel alumínio é levado ao forno, o aumento de temperatura faz com que as partículas do metal possam passar para a comida. Isso ocorre por diferentes razões, como aumento da temperatura, acidez dos alimentos e uso de sais e especiarias de cozinha.

Por isso, o problema não está em utilizar o papel alumínio para armazenar, manter a temperatura ou manusear alimentos. A grande questão é quando o material é usado para cozinhar em altas temperaturas, principalmente se a comida estiver envolvida diretamente no papel prateado.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.