Por que algumas garrafas de Coca-Cola têm tampas amarelas?

O motivo pelo qual algumas garrafas de Coca-Cola têm tampas amarelas tem a ver com as leis alimentares do judaísmo, o chamado kosher. Entenda.

Uma das bebidas mais saborosas do mundo está entre nós há mais de 130 anos. Estamos falando, claro, da Coca-Cola. A bebida foi criada em 1888 pelo farmacêutico Dr. John Stith Pemberton em Atlanta no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. No Brasil, a bebida chegou em 1941.

No entanto, apesar de ter sido inventada há mais de um século, poucas pessoas conhecem a fórmula da Coca-Cola, ou seja, quais os ingredientes utilizados na preparação de um dos refrigerantes mais famosos do mundo. Tal fórmula é considerada um segredo comercial.

Como dito, poucas pessoas sabem – e souberam – quais são os ingredientes da Coca-Cola. Uma delas foi o rabino ortodoxo Tobias Geffen. Mas o que esse rabino tem a ver com o fato de algumas garrafas de Coca-Cola terem tampas amarelas? Tem tudo a ver. Explicamos abaixo.

Por que algumas garrafas de Coca-Cola têm tampas amarelas?

Antes da Primeira Guerra Mundial, milhões de judeus de países do Leste Europeu, como Rússia, Polônia e Ucrânia, foram morar nos Estados Unidos. No país norte-americano, eles começaram a consumir bebidas e alimentos característicos de tal país. Uma das bebidas era a Coca-Cola.

Ocorre que os judeus tinham uma preocupação na época: se a Coca-Cola era um produto kosher, ou seja, se o refrigerante atendia as leis alimentares do judaísmo.

Além disso, os judeus se preocupavam se a Coca-Cola poderia ser consumida durante a Pessach, a Páscoa Judaica. Durante esse período, os judeus não podem ingerir alimentos fermentados e à base de milho, trigo ou grãos.

E é aí que o rabino ortodoxo Tobias Geffen entra na história. No início da década de 1930, Geffen morava em Atlanta, cidade-sede da Coca-Cola. Nessa época, ele começou a receber cartas de rabinos que moravam nos Estados Unidos para saber se a Coca-Cola era um produto kosher.

Geffen então procurou a Coca-Cola para indagá-la acerca dos ingredientes utilizados para a produção do refrigerante. Ocorre que o rabino não sabia que a fórmula da bebida era um segredo.

No entanto, conforme relata o site Massoret.org, a Coca-Cola, pensando em expandir seu mercado, permitiu que Geffen tivesse acesso à lista dos ingredientes (mas não a proporção de cada um deles), desde que mantivesse a fórmula em segredo absoluto.

O rabino concordou. A partir daí, ele verificou que alguns ingredientes não eram kosher enquanto outros não poderiam ser consumidos durante a Pessach. Com isso, a Coca-Cola aceitou fazer as mudanças necessárias para adequar o refrigerante às leis alimentares do judaísmo.

Desde então, a empresa passou a produzir a Coca-Cola kosher, especialmente durante a Páscoa Judaica. Para diferenciá-la da bebida com a fórmula original, a empresa usa uma tampa amarela em suas garrafas. No Brasil, tal bebida somente chegou em 1996.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.