4 obras de arte que guardam segredos e mistérios até hoje

Artistas renomados da pintura mundial guardaram segredos escondidos em suas telas. Confira quais são esses mistérios e os elementos que geram espanto em milhares de pessoas.

Durante toda a história da arte, pintores guardaram segredos em suas telas. Essas obras de arte mantêm esses segredos e mistérios até hoje, despertando a curiosidade em apreciadores da arte em geral.

Leia também

Muitas vezes, as realidades retratadas nessas obras de arte vão além da realidade esperada. Sendo assim, os quadros guardam segredos e mistérios, dando a eles mais do que um único significado, por exemplo.

Pensando nisso, reunimos quatro obras de arte que são fontes inesgotáveis de surpresas a cada olhada na tela. Confira a seguir quais são as obras de arte que têm segredos e mistérios escondidos pelo artista.

4 obras de arte que guardam segredos e mistérios

1 – O Quarto Azul, de Pablo Picasso

Essa obra de arte foi pintada entre 1901 e 1904. Na cena, uma mulher nua toma banho em um quarto cercado por tons azuis. Mas a tela guarda um antigo retrato, escondido pelas camadas de tinta azul usadas pelo pintor.

Todavia, um estudo feito em 2008 encontrou o rosto de um velho barbudo, vestindo terno e usando gravata borboleta. No início de sua carreira, Picasso não tinha muito dinheiro para comprar telas, então uma tela acabou sendo produzida em cima de outra.

Quanto à identidade da pessoa, muitos dizem desconhecer, enquanto outros apostam que a figura que aparece nesta tela é o negociante Ambroise Vollard, que teria encomendado um quadro com Picasso, desistindo logo depois.

2 – Retrato de Mulher, de Edgar Degas

Neste quadro de Degas acontece o mesmo que no exemplo anterior. No começo de sua carreira, o pintor não tinha muito dinheiro e acabava aproveitando suas telas. Em uma delas, Retrato de Mulher, o retrato de uma mulher aparece embaixo das camadas de tinta. Trata-se da modelo Emma Dobigny. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores australianos, depois de várias pesquisas realizadas em 2016.

3 – Mona Lisa, de Leonardo da Vinci

Esta é talvez a obra de arte mais comentada da história. O retrato de uma mulher, feito por Leonardo da Vinci guarda um segredo que muitos não devem sequer imaginar. Estudos do pesquisador francês Pascal Cotte apontam a existência de uma outra figura quase escondida na tela.

Segundo Pascal, é possível afirmar que existe uma outra mulher no quadro. Ela está olhando para o lado, diferente da Monalisa, que procura diretamente pelos olhos do espectador. A descoberta foi fruto de muitas pesquisas, baseadas em aplicação de luzes intensas e de frequências diferentes diretamente na obra de arte.

4 – Primavera, de Sandro Botticelli

A pintura foi um pedido do estadista italiano Lorenzo de Medici, e deveria ser um presente de casamento. Todavia, o jardim pintado na obra de arte conta com pelo menos 500 tipos diferentes de plantas e 190 de flores.

Alguns estudos posteriores revelaram que a maioria delas existe, enquanto outras são apenas fruto da imaginação de Botticelli, funcionando como um misto entre realidade e fantasia. A pintura ainda passa uma mensagem de que o casamento se realiza a partir do desejo do noivo de se casar com uma garota nobre e que se parece como uma deusa, como a Vênus no meio da tela.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.