Para que realmente serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante?

Você sabe para que realmente serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante? Sua verdadeira função não é do conhecimento de muitos, mas pode ser extremamente útil.

A maioria dos objetos utilizados pelas pessoas no dia a dia possuem funções que vão além do que imaginam. Seja algo simples ou mais complexo, é fato de que muitos não aproveitam boa parte do que possuem ao máximo. Este também é o caso de algo básico como uma lata: você sabe para que realmente serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante?

Apesar de muitos não saberem, o buraco no lacre das latas de refrigerante, cerveja, suco e outros similares tem uma função que, quando usada da forma correta, pode ser muito útil. É comum pensar que ele apenas existe para facilitar a abertura da latinha, mas não é exatamente para isto que ele foi feito.

Para entender mais sobre esta ferramenta tão básica, mas tão curiosa, confira abaixo para que serve o buraco no lacre das latinhas, bem como a história por trás do sistema de abertura destes objetos, que não é tão antigo quanto muitos imaginam.

Para que serve o buraco no lacre das latinhas de refrigerante?

A primeira latinha de alumínio com a finalidade de abrigar bebidas surgiu em 1959. Ela foi introduzida no mercado por meio da cervejaria norte americana Coors, que a produziu para envasar sua cerveja.

Nesta época, o objeto apresentava uma cor amarela, com capacidade de 210 ml. Seis anos depois, em 1963, surgiu então a primeira latinha de alumínio para refrigerante, produzida pela Reynold Metals Company, também nos Estados Unidos. A empresa produzia a cola diet “Slenderella”.

Um ano depois, a Royal Crown também adotou a lata; e em 1967, finalmente foi a vez das famosas Pepsi-Cola e da Coca-Cola.

Aqui no Brasil, o primeiro refrigerante a ser envasado nesta latinha de alumínio foi o Guaraná Skol, em 1975. Neste ano, surgiu também o sistema de abertura “stay-on-tab”, com o tal buraco no lacre. Criado por Daniel F. Cudzik, da Reynolds Metals, ele visava substituir o pull-tab.

Não demorou para que este sistema fosse rapidamente adotado por outras fabricantes de bebidas. Em relação às cervejeiras, a primeira a utilizá-lo foi a Fall City Brewing Company, de Louisville, nos Estados Unidos.

Mas e então, qual é a verdadeira finalidade deste buraco no lacre das latinhas de refrigerante? Como informado, o sistema de abertura stay-on-tab foi uma febre entre muitos fabricantes, e é utilizado até os dias atuais.

Esta função no lacre não é nada elaborada, mas extremamente útil. Ela existe para prender o canudo na hora de consumir o refrigerante ou qualquer que seja a bebida abrigada na lata. Assim, é possível evitar que o canudo fique solto, ou até mesmo caia para fora ou dentro da latinha.

Mesmo que este sistema exista com esta finalidade, é difícil ver muitas pessoas utilizando-a da forma correta. Afinal, o buraco no lacre auxilia na hora de abrir a latinha, mas quem utiliza canudos raramente o coloca no local exato. Agora que você já sabe de sua finalidade, aproveite para testar a verdadeira funcionalidade da ferramenta.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.