Por que a abóbora é considerada como o símbolo do Halloween?

Essa secular tradição irlandesa resiste bravamente até os dias de hoje e é o principal símbolo do Halloween. Saiba mais a respeito.

Não é novidade para ninguém que o maior e mais famoso símbolo do Halloween é a abóbora. Mas você sabia que existe um motivo especial para essa leguminosa ter sido escolhida para representar essa marcante e festiva data, que é massivamente comemorada em alguns países?

Essa matéria vai te contar um pouco da mais da tradição do Dias das Bruxas, que é comemorado, especialmente na Irlanda do Norte e nos EUA. Continue a leitura e saiba porque a abóbora acabou remetendo ao dia 31 de outubro. Senta aí que lá vem história.

Símbolo do Halloween

Origem de uma tradição irlandesa

Na verdade, a história do Halloween começou na Irlanda. Segundo a lenda local, um fazendeiro bastante rude e cruel, conhecido como Jack o’Lantern, acabou morrendo em uma noite fria de outubro. O problema é que ele foi rejeitado no céu e até no inferno.

Sendo assim, o seu espírito ficou durante vários anos vagando pela Terra procurando por algum lugar onde ele fosse aceito para finalmente repousar em paz. Durante a sua peregrinação, o espírito do homem usava uma vela para se manifestar aos deuses, suplicando por clemência.

No final do outono no Hemisfério Norte, onde os dias começam a ficar mais curtos, as pessoas começaram a adquirir o hábito de iluminar o caminho até as suas residências, para atrair bons espíritos. Dessa forma, eles usavam nabos e esculpiam rostos.

Depois, colocavam velas dentro do tubérculo e organizavam esses criativos enfeites lado a lado até a porta das suas casas. Antes da abóbora, o símbolo do Halloween era um nabo, sabia?

A tradição chega aos EUA

Quando os primeiros imigrantes irlandeses chegaram nos Estados Unidos, perceberam, logo de cara, que a abóbora era extremamente abundante naquele país. Sendo assim, eles acabaram adotando esse versátil legume como o legítimo símbolo do Halloween.

Segundo a lenda, o dia 31 de outubro, que é considerado o Dia das Bruxas em vários países, os espíritos daqueles que já morreram são “liberados” para fazer uma visitinha a todos os seus entes queridos que ainda estão vivos.

Dessa forma, como a tradição do Halloween ganhou força nos EUA, o nabo irlandês acabou dando lugar para as famosas abóboras, que são esculpidas e acesas com vela (de todas as cores), para iluminar os caminhos dos espíritos. Elas se tornaram o símbolo do Halloween definitivamente.

Jack o’Lantern: o mentor de tudo

Ainda existe uma outra história que diz que o destemido e arrogante Jack teria sido intimado por uma malvada mulher (que era bruxa) para ajudá-la a preparar uma sopa de Halloween, mas se recusou a fazer isso, por não aceitar ordens vindas de uma mulher.

Como castigo, a bruxa fez com que o fazendeiro desaparecesse para sempre dentro de uma abóbora, que acabou adquirindo feições extremamente parecidas com as de um ser humano.

Mas porque logo a abóbora foi escolhida como símbolo do Halloween?

Esse legume remete a fertilidade e sabedoria. Atualmente, as pessoas que fazem questão de comemorar o Halloween, tiram todo o recheio desse legume e esculpem um rosto parecido com o de uma assustadora bruxa, em sua superfície.

Velas nas mais variadas cores e formatos são colocadas dentro da abóbora para afastar os maus espíritos. As mais preferidas são as abóboras com cores laranja vibrante, já que se destacam mais.

Além disso, nos EUA, o símbolo do Halloween não é usado somente para decorar as festas do Dias das Bruxas. Com o recheio desse legume, os americanos fazem uma deliciosa e famosa torta, conhecida como “pumpkin pie”. Essa guloseima faz a festa entre adultos e crianças em todo o país, especialmente no famoso Dia das Bruxas.

Quais são os outros símbolos do Halloween?

Se você acha que só a abóbora representa essa data festiva, está completamente enganado a respeito. Além desse legume, que indiscutivelmente é o mais conhecido e famoso, os outros símbolos do Halloween bastante usados em festas temáticas são:

  • Bruxas;
  • Morcegos,
  • Doces;
  • Fantasias;
  • Teias de aranha;
  • Caveiras;
  • Monstros;
  • Fantasmas;
  • Palhaços;
  • Gatos pretos;
  • Cores escuras;
  • Espantalhos.

Viu como o símbolo do Halloween é famoso por causa de uma lenda irlandesa? Agora que você conhece os motivos pelos quais a abóbora é a principal representante do Dias das Bruxas, que tal incluir esse alimento em sua dieta? Sua saúde agradece.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.