Clima insuportável: confira as 7 cidades mais frias do mundo

Se você não aguenta mais o calor das cidades tropicais e prefere o clima congelante, conheça as sete cidades mais frias do mundo.

Em determinados lugares do planeta, faz frio intenso praticamente o ano inteiro. Até mesmo quando o sol dá as caras, as temperaturas permanecem baixas. Se você sempre teve vontade de morar em um lugar onde o gelo e a neve são presenças constantes, selecionamos as sete cidades mais frias do mundo.

Continue a leitura até o final e conheça locais que parecem ser impossíveis que exista a mínima possibilidade de um ser humano sobreviver a condições extremamente inóspitas, por causa do clima hostil. Confira.

Cidades mais frias do mundo

1) Oymyakon (Rússia)

Localizada no leste da Sibéria, Oymyakon é considerada a cidade mais fria do mundo. Para se ter uma ideia, em 1924, no ápice do rigoroso inverno, os termômetros marcaram -71,2 °C. A temperatura média nessa estação é de -45 °C. No restante do ano, fica por volta de -14,5 °C. Um freezer a céu aberto.

Para conseguir suportar condições de frio extremas como essas, os moradores não podem deixar nenhuma parte do corpo descoberta (com exceção dos olhos, claro) para que não congelem. Até mesmo os cabelos e os cílios podem virar gelo. Nessa cidade, as crianças só podem ir para escola se a temperatura estiver até -46,7  °C. Anima se mudar para lá?

2) Verkhoyansk (Rússia)

Essa também é uma das cidades mais fria do mundo. Com apenas 35 km² e 1.300 habitantes, esse lugarejo já registrou -67,8 °C no inverno de 1892. Até o ano em questão, essa temperatura foi um recorde em todo o Hemisfério Norte. São praticamente seis meses de total escuridão.

Essa pequena cidade, que tem 124 metros de altitude, é situada às margens do rio Yana e faz divisa com o Círculo Polar Ártico. Para quem gosta de gelo o ano inteiro, essa cidade é perfeita para se viver.

3) Yellowknife (Canadá)

O gélido Canadá também abriga uma das cidades mais frias do mundo. Você teria disposição e coragem para viver em um lugar onde as temperaturas no inverno chegam facilmente aos -27 °C, mesmo como todo aquele charme e beleza típicos dessa fria estação? Os 19.500 habitantes têm ambos de sobra.

Entre os meses de novembro e abril, os mais frios do ano, o céu dessa cidade canadense fica tão iluminado que até se parece com a aurora boreal. As nevascas são bastantes comuns durante o longo e rigoroso inverno. Quem sempre quis morar em um lugar que tem muita neve, Yellowknife é ideal.

4) Cidades mais frias do mundo: Helsinque (Finlândia)

Se você sempre teve o hábito de associar clima frio a locais com pouquíssimos habitantes, a congelante cidade de Helsinque, capital da Finlândia, com os seus quase 700 mil habitantes, vão te provar que essa concepção está errada.

Por mais que seja uma cidade importante e grande, as temperaturas já bateram os -33 °C. Não é raro os seus moradores se depararem com 1,5 metro de neve na porta de casa depois de uma nevasca, que costuma castigar essa linda metrópole todos os invernos.

5) Harbin (China)

Mais uma das cidades mais frias do mundo. Cerca de 10 milhões de pessoas passam invernos congelantes em Harbin. Durante essa fria estação, os termômetros facilmente chegam a -22 °C. O curioso é que até mesmo nas outras estações, as temperaturas não passam dos 5 °C, com exceção do verão, logicamente.

Mas o frio intenso não desanima os moradores desse populoso lugar. O famoso e surpreendente Festival Internacional de Cultura em Gelo e Neve recebe turistas do mundo inteiro. Lá os visitantes se deparam com obras gigantescas feita de neve e podem levar diversos souvenires para a casa.

6) Barrow (EUA)

Localizada no estado americano do Alaska e com pouco mais de 5.000 moradores, essa cidade também tem um dos mais rigorosos invernos já registrados. Temperaturas abaixo dos -34 °C não são raras nesse lugar, principalmente durante as intermináveis nevascas. O sol se põe no final do outono e fica por volta de dois meses abaixo da linha do horizonte.

Os seus habitantes ostentam o título da cidade situada mais ao norte de todo o mundo. A maior cidade do congelante estado do Alaska, conhecida como a “terra do urso polar”, ocupa uma área de 55 km ² e fica sem receber a luz do sol cerca de 85 dias por ano.

7) Winnipeg (Canadá)

Fechando a nossa lista de cidades mais frias do mundo, temos a famosa e bela cidade canadense de Winnipeg. Com cerca de 705 mil habitantes, um dos esportes mais praticados no rigoroso inverno é a patinação do gelo. As temperaturas durante essa estação chegam tranquilamente a -18 °C. Agora é só escolher a cidade e se mudar para lá de “mala e cuia”.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.