Não é novidade para ninguém que o maior e mais famoso símbolo do Halloween é a abóbora. Mas você sabia que existe um motivo especial para essa leguminosa ter sido escolhida para representar essa marcante e festiva data, que é massivamente comemorada em alguns países?
Essa matéria vai te contar um pouco da mais da tradição do Dias das Bruxas, que é comemorado, especialmente na Irlanda do Norte e nos EUA. Continue a leitura e saiba porque a abóbora acabou remetendo ao dia 31 de outubro. Senta aí que lá vem história.
Símbolo do Halloween
Origem de uma tradição irlandesa
Na verdade, a história do Halloween começou na Irlanda. Segundo a lenda local, um fazendeiro bastante rude e cruel, conhecido como Jack o’Lantern, acabou morrendo em uma noite fria de outubro. O problema é que ele foi rejeitado no céu e até no inferno.
Sendo assim, o seu espírito ficou durante vários anos vagando pela Terra procurando por algum lugar onde ele fosse aceito para finalmente repousar em paz. Durante a sua peregrinação, o espírito do homem usava uma vela para se manifestar aos deuses, suplicando por clemência.
No final do outono no Hemisfério Norte, onde os dias começam a ficar mais curtos, as pessoas começaram a adquirir o hábito de iluminar o caminho até as suas residências, para atrair bons espíritos. Dessa forma, eles usavam nabos e esculpiam rostos.
Depois, colocavam velas dentro do tubérculo e organizavam esses criativos enfeites lado a lado até a porta das suas casas. Antes da abóbora, o símbolo do Halloween era um nabo, sabia?
A tradição chega aos EUA
Quando os primeiros imigrantes irlandeses chegaram nos Estados Unidos, perceberam, logo de cara, que a abóbora era extremamente abundante naquele país. Sendo assim, eles acabaram adotando esse versátil legume como o legítimo símbolo do Halloween.
Segundo a lenda, o dia 31 de outubro, que é considerado o Dia das Bruxas em vários países, os espíritos daqueles que já morreram são “liberados” para fazer uma visitinha a todos os seus entes queridos que ainda estão vivos.
Dessa forma, como a tradição do Halloween ganhou força nos EUA, o nabo irlandês acabou dando lugar para as famosas abóboras, que são esculpidas e acesas com vela (de todas as cores), para iluminar os caminhos dos espíritos. Elas se tornaram o símbolo do Halloween definitivamente.
Jack o’Lantern: o mentor de tudo
Ainda existe uma outra história que diz que o destemido e arrogante Jack teria sido intimado por uma malvada mulher (que era bruxa) para ajudá-la a preparar uma sopa de Halloween, mas se recusou a fazer isso, por não aceitar ordens vindas de uma mulher.
Como castigo, a bruxa fez com que o fazendeiro desaparecesse para sempre dentro de uma abóbora, que acabou adquirindo feições extremamente parecidas com as de um ser humano.
Mas porque logo a abóbora foi escolhida como símbolo do Halloween?
Esse legume remete a fertilidade e sabedoria. Atualmente, as pessoas que fazem questão de comemorar o Halloween, tiram todo o recheio desse legume e esculpem um rosto parecido com o de uma assustadora bruxa, em sua superfície.
Velas nas mais variadas cores e formatos são colocadas dentro da abóbora para afastar os maus espíritos. As mais preferidas são as abóboras com cores laranja vibrante, já que se destacam mais.
Além disso, nos EUA, o símbolo do Halloween não é usado somente para decorar as festas do Dias das Bruxas. Com o recheio desse legume, os americanos fazem uma deliciosa e famosa torta, conhecida como “pumpkin pie”. Essa guloseima faz a festa entre adultos e crianças em todo o país, especialmente no famoso Dia das Bruxas.
Quais são os outros símbolos do Halloween?
Se você acha que só a abóbora representa essa data festiva, está completamente enganado a respeito. Além desse legume, que indiscutivelmente é o mais conhecido e famoso, os outros símbolos do Halloween bastante usados em festas temáticas são:
- Bruxas;
- Morcegos,
- Doces;
- Fantasias;
- Teias de aranha;
- Caveiras;
- Monstros;
- Fantasmas;
- Palhaços;
- Gatos pretos;
- Cores escuras;
- Espantalhos.
Viu como o símbolo do Halloween é famoso por causa de uma lenda irlandesa? Agora que você conhece os motivos pelos quais a abóbora é a principal representante do Dias das Bruxas, que tal incluir esse alimento em sua dieta? Sua saúde agradece.