Pintas e sinais na pele: entenda como elas surgem em nosso corpo

As pintas e sinais na pele surgem em nosso corpo por meio de processos diversos, como fatores genéticos, mas podem indicar problemas de saúde e desequilíbrios orgânicos.

Você já encontrou pintas e sinais na pele e se perguntou como elas surgem em nosso corpo? Essas manchas podem ser charmosas e características, mas preocupar algumas pessoas, principalmente diante da possibilidade de evoluir ou se tornar um problema de saúde.

Leia também

Por isso, é fundamental entender como elas surgem em nosso corpo, e o que as pintas e sinais na pele significam para o organismo. Acima de tudo, essa matéria tem caráter meramente informativo, e não substitui o acompanhamento médico especializado.

Portanto, se identificar manchas na pele, busque por um especialista na área da saúde para melhor identificar a situação. Saiba mais a seguir:

Como surgem as pintas e sinais na pele?

As pintas ou sinais são termos populares para a expressão médica nevos melanocíticos. Neste caso, são lesões benignas que surgem na pele, e não produzem nenhum sintoma ou mal para o organismo humano.

Como a própria palavra melanocítico indica, esses sinais são feitos de melanócitos, as células responsáveis por produzir o pigmento da pele, a melanina. Mais especificamente, as pinta e sinais na pele surgem em nosso corpo por meio de uma concentração acima do nível normal dos melanócitos em uma região.

Sendo assim, as manchas aparecem por conta de um acúmulo desse tipo de célula. No geral, algumas pintas e sinais na pele estão presentes desde o nascimento, e recebem o nome técnico de nevos melanocíticos congênitos, porque tem origem genética.

De acordo com a Medicina, as pintas e sinais na pele podem surgir em qualquer lugar do corpo, desde as palmas até os olhos, couro cabeludo e até mesmo na genitália. Sobretudo, o surgimento depende da predisposição genética e a quantidade de sol a qual a pessoa é exposta.

Neste sentido, tendem a ter uma tonalidade mais escura que o tom de pele natural. Quando surgem em uma camada mais profunda do tecido, podem se tornar azuladas. Entretanto, a cor mais comum é marrom ou preta, a depender da quantidade de melanina na superfície da pele.

Ainda que sejam comuns, é fundamental prestar atenção às pintas e sinais na pele. Popularmente, explica-se esse fenômeno como “pequenos tumores benignos formados por uma concentração de melanócitos”. Contudo, a chance dessa pinta se tornar um melanoma ou câncer de pele existe, mesmo que seja baixa.

Diante de mudanças ou crescimentos nas pintas e sinais na pele, deve-se procurar um dermatologista. Em especial nos casos em que o crescimento inclui bordas irregulares, com alteração de cor para além das tonalidades normais. Comumente, os sinais de alerta também envolvem a pinta começar a produzir secreções, expelindo sangue, por exemplo.

Como identificar e diferenciar as pintas?

Em primeiro lugar, as pintas mais comuns tem aspectos variados. No entanto, tendem a ser menores que 6 mm e simétricas em seus formatos. Por isso, possuem uma superfície regular, com tonalidades que variam entre o marrom-claro e o preto.

Além disso, podem ter um formato arredondado ou ovalado. Em alguns casos, podem se tornar elevadas e ter pelos, em especial nas pessoas com mais de 50 anos.

Entretanto, as pintas e sinais da pele não são a mesma coisa que as verrugas ou ceratoses seborreicas. Ainda que tenham uma aparência clínica semelhantes, as ceratoses seborreicas são lesões que se parecem com pintas porque são pigmentadas. Por sua vez, as verrugas são formações comuns na infância e surgem por conta de problemas virais.

Sendo assim, ambas podem ser removidas, principalmente quando se tornam irritadas ou inflamadas na pele. Entretanto, as ceratoses são mais comuns em pessoas mais velhas, pois surgem no processo de envelhecimento e enfraquecimento das defesas naturais do organismo.

Leia também


você pode gostar também

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?

7 atitudes que a pessoa tem quando ela realmente está afim de você

As 7 atitudes que demonstram se a pessoa está realmente afim de você surgem nos detalhes, mas também na mudança de comportamento no cotidiano.

Afinal de contas, como os camaleões mudam de cor? Descubra aqui

Os camaleões têm a fascinante habilidade de mudar de cor, assumindo padrões marcantes e até mesmo se misturando com o ambiente em que se encontram.