Está pensando em se inscrever para um concurso público e procura maneiras de se preparar adequadamente? Veio ao artigo certo. Continue a leitura que vamos te dar seis dicas sobre o que concurseiro iniciante precisa fazer para ficar apto a começar uma carreira púbica de sucesso.
Preste atenção em cada uma delas e não deixe de colocá-las em prática, combinado? Afinal de contas, a sua aprovação depende exclusivamente do seu foco e empenho nos estudos. Sem mais delongas, confere aí.
Veja os primeiros passos para começar a estudar para concurso
1) Primeiramente, escolha uma área
A primeira coisa que todo concurseiro iniciante precisa fazer é escolher uma área na qual ele tenha mais afinidade, para que as frustrações sejam evitadas no futuro. Essa escolha precisa ser muito bem-pensada e sempre baseada na razão.
Uma boa dica é escolher um cargo que tenha relação com a sua formação acadêmica, pois assim você se sentirá mais à vontade para estudar no dia a dia, já que as disciplinas têm mais a ver com o seu perfil profissional.
As principais áreas oferecidas pelos certames são: Administrativa, Policial, Bancária, Jurídica, Tribunais, Fiscal, Legislativa, Controle e Gestão. Dessa forma, o concurseiro iniciante precisa analisar as particularidades de cada uma delas, para fazer uma escolha mais assertiva.
2) Comece a estudar antes da publicação do edital
Para aumentar as chances de passar nas provas de um disputado concurso público, o candidato não deve esperar a publicação do edital para só depois começar a estudar. Dessa forma, comece a estudar com bastante antecedência.
Aquele concurseiro iniciante que fica de braços cruzados esperando a publicação do edital, perde um tempo precioso que poderia estar sendo empregado na aquisição do conhecimento. Depois que o edital for publicado, as provas acontecem poucos meses depois.
Ficou sabendo que um concurso foi confirmado? Não perca tempo e comece logo a estudar para as provas. Você pode se basear nos editais de certames anteriores que sejam da mesma área da sua escolha.
3) Conheça a banca organizadora do certame escolhido
Tem muito concurseiro iniciante por aí que costuma negligenciar essa dica. Conhecer a banca examinadora do concurso escolhido é fundamental, já que cada instituição tem uma metodologia para definir os critérios das etapas eliminatórias e classificatórias.
Por isso, na hora de estudar para um concurso, é fundamental conhecer as exigências e particularidades da banca examinadora em questão. Procure o máximo de informações sobre ela e anote tudo aquilo que achar importante, principalmente no que tange à eliminação do candidato.
4) Monte um cronograma de estudos
Todo concurseiro iniciante precisa organizar os seus estudos, para que tenha tempo hábil de aprender o conteúdo exigido pelo edital. E uma das melhores maneiras de se fazer isso é criando um cronograma de estudos. Sem ele, você pode ficar perdido, sem saber por onde começar.
Então, crie um cronograma de estudos realista, com uma técnica de estudos já definida e com os horários das pausas e das revisões previamente estabelecidos. Essa ferramenta permite ao concurseiro distribuir o conteúdo que precisa ser estudado ao longo da semana.
5) O concurseiro iniciante não deve se esquecer dos simulados
Não basta ficar somente na teoria e não colocar os conhecimentos em prática, certo? Por isso, o concurseiro iniciante jamais deve se esquecer de reservar um tempo (em seu cronograma de estudos) para se dedicar aos simulados. Ficar só nas videoaulas nem sempre é suficiente para aprender.
Acabou de estudar um determinado assunto? Invista nos simulados, para saber como está o seu nível de absorção das informações. Praticar o máximo de exercícios possível é fundamental para aprender de verdade e aumentar as suas chances de aprovação.
6) Acima de tudo, mantenha a calma e o foco
Mesmo que a sua aprovação seja um baita desafio, é preciso manter a calma e o foco em todos os momentos. É claro que estudar para as provas de um certame exige disciplina e esforço da sua parte, mas é importante que você não tenha medo dos obstáculos que possam surgir pelo caminho. Por isso, é fundamental manter toda a sua rotina de estudos sob controle. Xô, estresse.
Viu com o concurseiro iniciante também pode aumentar suas chances de aprovação em um certame? O mais importante de tudo é não desistir de começar uma carreira pública só porque não deu certo na primeira tentativa. Desejamos boa sorte.