Estas 3 estratégias te ajudam a melhorar na disciplina de Matemática

Conheça três práticas infalíveis quando o assunto é melhorar na Matemática e deixe a sua aprovação no certame bem mais perto.

Aprender Matemática pode ser um tremendo desafio para milhares de concurseiros. Afinal de contas, nem todo mundo tem familiaridade com números, fórmulas, cálculos e frações. Se esse é o seu caso, vamos te dar três dias sobre como melhorar na disciplina de Matemática e arrasar nas provas do concurso público. Quer aumentar as chances de ser aprovado? Basta continuar a leitura.

Entenda como melhorar em Matemática

1) Pratique bastante

Se você não sabe como melhorar na Matemática, a nossa sugestão aqui é: pratique muito. Não existe uma melhor maneira de aprender essa disciplina (que tira o sono de muitos candidatos) do que praticando, certo? Ou seja, é impossível aprender Matemática somente através da leitura ou ouvindo o professor do cursinho, como nas aulas de História, por exemplo.

Dessa forma, resolva as questões dos simulados, das provas de concursos anteriores, dos livros didáticos e de apostilas. Comece pelo básico antes de partir para o que é mais complicado, já que é muito importante aprender contas mais simples ou frações.

Quando o assunto é aprender Matemática, é um passo de cada vez, concurseiro. Em suma, pratique muito através dos exercícios.

Lembre-se de que quanto mais você praticar, mais chances tem de aprender a solucionar os mais variados problemas, com suas próprias peculiaridades. Por isso, é a através da prática constante que o concurseiro acaba aprimorando os seus conhecimentos nessa matéria.

Mas tenha paciência, pois você não vai aprender Matemática da noite para o dia. Organize-se, antes de mais nada.

2) Reveja os seus erros e procure entender suas dúvidas

Outra estratégia valiosa sobre como melhorar na Matemática. O concurseiro só deve passar para o próximo assunto depois de treinar bastante (através de pilhas de exercícios) o que estava estudando anteriormente. Não dá para seguir adiante se tiver dúvidas, certo?

Por exemplo, se você fez 10 questões e acertou sete, jamais ignore as outras três que errou. Isso pode fazer uma baita diferença lá na frente.

Procure identificar quais foram os seus erros, pois isso é primordial. A maioria dos livros didáticos de Matemática trazem uma sequência lógica em que cada assunto é fundamental para o entendimento concreto dos próximos que ainda virão. Dessa forma, se você não rever os seus erros e entender suas dúvidas, jamais vai melhorar nessa disciplina tão importante em concursos públicos.

Além disso, ignorar as dúvidas pode fazer com que surjam outras ainda piores, causando o efeito bola de neve. Ou seja, você não vai conseguir entender com total clareza os próximos conteúdos e se frustrar, literalmente. Por isso, mesmo que bata aquele desânimo de refazer uma determinada questão, não esmoreça e coloque a mão na massa. Afina de contas, você precisa aprender, não é?

3) Aprenda ensinando

Por mais que a nossa última dica sobre como melhorar na Matemática possa parecer estranha, é possível aprender essa disciplina ensinando para uma outra pessoa que também está com dúvida nela. Quando você consegue ensinar aquilo que domina, de forma que a outra parte entenda perfeitamente, significa que os seus conhecimentos sobre o tema que ensinou estão satisfatórios.

E não existe melhor forma de testá-los do que ensinando para algum amigo ou até para outro concurseiro que está com dificuldades.

Ensinar para alguém também reforça os conceitos matemáticos na sua mente. E isso aumenta bastante as chances de aprovação no certame. Aprender ensinando também pode auxiliar o concurseiro a identificar possíveis dúvidas que não tinha percebido antes.

Uma boa sugestão é participar de sessões de estudo em grupo, onde todos se debruçam em cima dos exercícios e compartilham suas dúvidas, além de ensinar uns aos outros.

Essa ajuda mútua é extremamente saudável, quando o assunto é como melhorar na Matemática. Mas vale ressaltar que não dá para estudar essa disciplina sempre dessa forma (com a galera), já que ela exige muita concentração para que o seu aprendizado se torne mais efetivo, combinado?

Agora que você está por dentro sobre como melhorar na Matemática, chegou a hora de escolher uma das nossas estratégias sugeridas, ou até mesmo as três, e colocá-las em prática. As provas do certame estão chegando e o concurseiro que quer passar não deve perder tempo. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.