Concursos em 2022: mais de 40 mil vagas estão previstas pelo governo. Saiba mais

O Orçamento 2022 entregue pelo Ministério da Economia prevê a realização de vários concursos públicos no próximo ano.

A equipe econômica apresentou o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para o próximo ano ao Congresso Nacional. De acordo com o documento, deve haver uma série de concursos em 2022, com contratação de 40,7 mil servidores.

continua depois da publicidade

No entanto, o texto não prevê reajuste salarial para os atuais servidores públicos. Essas informações foram repassadas pelo secretário especial de Fazenda, Bruno Funchal, e pelo secretário de Orçamento, Ariosto Culau, em coletiva de imprensa.

Concursos em 2022: vários editais previstos

Depois de quase três anos sem provas para servidores efetivos, vários órgãos enviaram pedidos para abertura de editais ao Ministério da Economia até maio de 2021. Alguns deles já receberam a autorização para darem prosseguimento aos trâmites da seleção.

Outros ainda aguardam o aval. Entre os concursos previstos para acontecer em 2022 estão:

continua depois da publicidade

Órgãos como os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e os Tribunais de Justiça (TJ) de várias partes do país podem abrir concursos em 2022. Uma vez que os mais recentes expiraram em 2020.

Salários dos servidores continuam congelados

Os salários dos servidores públicos foram congelados por dois anos, como forma de o governo economizar gastos durante a pandemia de COVID-19. Essa medida impede que os pagamentos sejam reajustados no próximo ano.

continua depois da publicidade

Entretanto, no caso dos militares, a revisão salarial será feita de acordo com a previsão da reforma da previdência. Segundo a projeção do Ministério da Defesa, os adicionais mais o aumento do soldo devem chegar a R$ 9,37 bilhões.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade