Saiu o resultado preliminar do concurso Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) para o cargo de Carteiro, regido pelo edital de nº 270/2024. Por outro lado, o cronograma para Analista de Correios – Nível Superior, de edital nº 271/2024, será diferente.
Nesse caso, o resultado preliminar deverá sair no dia 24/1. Ao todo, foram mais de um milhão de candidatos que fizeram as provas em dezembro de 2024, disputando 3.511 vagas imediatas e cadastro reserva. As oportunidades são para carreiras de níveis médio e superior.
O Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC) é a banca organizadora do certame, que executou as etapas avaliativas da seleção. A quantidade de inscritos nesta edição foi de aproximadamente 1,6 milhão.
Resultado do concurso Correios: cargo de Carteiro
Saiu nesta sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, o tão aguardado resultado preliminar do concurso dos Correios para o cargo de Carteiro. Os candidatos dessa função em específico foram avaliados por meio de provas objetivas (todos os cargos).
A etapa foi aplicadas em 15 de dezembro de 2024 em diferentes municípios no Brasil. Para conferir o resultado, siga o passo a passo:
- Acesse a página do concurso público junto à banca organizadora Instituto Brasileiro de Formação e Captação;
- Na parte de “Publicações”, clique em “Resultados”;
- Selecione o item de interesse e confira as informações.
O resultado também pode ser localizado por meio deste endereço eletrônico. Vale salientar que o cronograma oficial do concurso Correios previa que os resultados seriam divulgados no dia 14 de janeiro de 2025.
Contudo, por meio de nota, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos informou a nova data. Além do resultado preliminar, houve a divulgação do que ficou decidido quanto aos recursos contra o gabarito preliminar, que se tornou definitivo.
Também está previsto, ainda hoje, 17/1, o resultado preliminar do Procedimento de Heteroidentificação – Negros, do Procedimento de Verificação Documental – Indígenas e da Avaliação por Equipe Multiprofissional – Pessoas com Deficiência – PCD.
Edital para o cargo de Carteiro: próximos passos
O resultado do concurso Correios para o cargo de Carteiro, divulgado nesta sexta-feira, possui o caráter preliminar. Por meio dele, os candidatos tomarão conhecimento das notas que lhe foram atribuídas e da sua classificação, com possibilidade de conferir houve aprovação, a depender do número de vagas previsto no edital.
No entanto, esse resultado ainda poderá ser questionado. Se o candidato não concordar com algum detalhe terá a possibilidade de recorrer. Cronograma dos próximos passos ainda deve ser liberado pela banca.
A finalização do concurso partirá da divulgação do resultado final e homologação do certame. Vale lembrar que o prazo de validade do concurso será por um ano, contado a partir da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Após isso, o órgão fará convocações dos candidatos aprovados para a contratação, que irá respeitar a relação entre o número total de vagas do cargo/localidade em disputa, bem como o número de vagas para candidatos com deficiência, negros e indígenas.
Nessa fase será preciso apresentar toda a documentação prevista e fazer o exame admissional, que possui o caráter eliminatório. Para isso o candidato deverá comparecer no dia, no horário e no local designados pela Empresa.
Nos exames médicos admissionais haverá exame clínico geral e exames complementares de diagnóstico e especializados, conforme o respectivo cargo.
Quando sai o resultado preliminar dos cargos de nível superior?
O resultado preliminar ainda não saiu para o edital 271/2024, que contempla oportunidades para Analista de Correios – Nível Superior. No entanto, a banca já divulgou o cronograma inicial previsto das atividades:
- Resultado preliminar da prova objetiva: 24/1;
- Gabarito definitivo após análise dos recursos: 24/1;
- Resultado da análise dos recursos contra as questões das provas objetivas e os gabaritos preliminares: 24/1.
Mais informações devem ser liberadas em momento oportuno pela banca.
Concurso Correios: salários e benefícios
As vagas de nível médio se destinam ao cargo de Agente de Correios – Carteiro. Esses profissionais vão receber o salário inicial de R$ 2.429,26 para atuação em jornadas de 44 horas por semana.
Já os cargos de nível superior se destinam a Advogado, Analista de Sistemas (várias áreas), Arquiteto, Arquivologia, Assistente Social e Engenheiro (várias áreas). Os salários chegam a R$ 10.302,00, conforme complemento previsto, para atuação em jornadas de 30 ou 40 horas semanais.
Além desses valores, os profissionais contratados vão receber os seguintes benefícios:
- Vale-alimentação/refeição;
- Vale-transporte;
- Auxílio-creche ou auxílio Babá;
- Plano de previdência complementar;
- Plano de saúde.
Do total de vagas a serem preenchidas no concurso Correios, 30% são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas, e 10% para pessoas com deficiência.
Requisitos para a contratação
Conforme o edital normativo de abertura, confira alguns dos requisitos exigidos para contratação por meio do concurso Correios:
- Ter sido aprovado e classificado no concurso público;
- Ter a nacionalidade brasileira ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
- Possuir a idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação;
- Ter os direitos políticos e civis;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
- Possuir os requisitos mínimos exigidos para o cargo.
Aquele que não atender todos os requisitos do edital será considerado desistente, excluído automaticamente do certame, perdendo seu direito à vaga e possibilitando a convocação do próximo candidato, conforme interesse dos Correios.
As contratações realizadas a partir do concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos serão realizadas sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.