Qual é o próximo feriado nacional em 2024? Veja a data confirmada

Já tivemos o primeiro feriado nacional em 2024, que foi o Dia da Confraternização Mundial. Mas, afinal, qual será o próximo? Confira a data na matéria.

Como estamos acostumados nos anos anteriores, o primeiro feriado nacional do país em 2024 correspondeu ao Dia da Confraternização Mundial, que foi celebrado ainda no dia 1º de janeiro. Mas você já sabe qual é a próxima folga confirmada em todos os estados brasileiros?

continua depois da publicidade

Você confere mais informações sobre o assunto ao longo da matéria. Lembrando que, ao todo, temos 10 datas oficiais em que haverá dispensa de expediente. Em contrapartida, grande parte delas não representam necessariamente folgas por caírem em finais de semana.

A maior novidade em 2024 diz respeito à inclusão de um novo feriado nacional. Isso após o governo brasileiro ter sancionado o projeto de lei que estabelece o Dia da Consciência Negra, 20/11, como folga obrigatória para trabalhadores formais e servidores públicos.

Antes, a data era vista como feriado somente em seis estados específicos, a exemplo de São Paulo. Para os concurseiros de plantão, é sempre importante estar atento ao calendário oficial para que a organização dos estudos fique mais detalhada, prevendo imprevistos.

continua depois da publicidade
Leia também

Aproveite a visita em nosso site e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos por aqui. A nossa principal missão é te deixar constantemente informado sobre pautas de educação, dicas de estudo, economia, notícias de concursos abertos e muito mais.

Uma dúvida recorrente: Carnaval é considerado como feriado nacional?

Em 2024, o Carnaval será celebrado durante os dias 12, 13 e 14 de fevereiro. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o caráter do período em termos de legislação: afinal, existe a folga obrigatória de expediente durante as festividades que são feitas em todos os cantos do país?

continua depois da publicidade

Na verdade, não existe nada nas leis federais que relacionem o Carnaval com feriados. O que acontece, geralmente, é um acordo entre empregadores e funcionários para a liberação durante a quarta-feira de cinzas, que dará no dia 14 de fevereiro de 2024.

Mas é uma escolha a ser feita pelas companhias, de qualquer maneira. Então, em caso de dúvidas, sempre consulte o setor de RH de onde você trabalha para confirmar se haverá ou não dispensa do expediente durante as celebrações carnavalescas.

Qual será o próximo feriado nacional em 2024?

O governo federal geralmente divulga um calendário com todas as datas que dizem respeito a feriados nacionais. Por sua vez, o cronograma é seguido por órgãos federais, autarquias e fundações, mas acaba sendo usado como referência no mercado de trabalho também.

continua depois da publicidade

Até porque o governo se orienta com base na lei e, por isso, conseguimos entender o que é realmente considerado como feriado em todos os estados brasileiros. Tendo isso em vista, sabemos que o próximo feriado nacional ocorrerá no dia 29 de março de 2024.

É a data que corresponde à Sexta-Feira Santa, ou seja, o Dia da Paixão de Cristo ao consideramos as tradições religiosas. Inclusive, confira logo abaixo quais serão os outros feriados nacionais do ano para você já se organizar:

  • Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  • Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  • Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  • Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  • Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
  • Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
  • Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra: 20 de novembro. Cai numa quarta-feira;
  • Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade