Feriados Nacionais 2024: Governo divulga lista oficial

Ao todo, o governo informou que haverá 10 feriados nacionais em 2024, além de pontos facultativos. Confira a lista oficial com todas as datas.

Quais serão os feriados nacionais em 2024? Em portaria divulgada na última quinta-feira, 28/12, o governo anunciou quais serão as datas com dispensa obrigatória de expediente. As regras devem ser seguidas por órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta.

continua depois da publicidade

E isso também vale para aqueles que trabalham em autarquias e fundações. De qualquer maneira, as datas são consideradas como referências para os empregadores, porque geralmente o governo define o calendário com base na legislação federal que rege os feriados.

Lembrando que as folgas obrigatórias em todo o país são diferentes dos pontos facultativos. Enquanto a primeira diz respeito aos feriados nacionais em que os empregadores precisam liberar os funcionários, os pontos facultativos não trazem essa necessidade.

Nesse caso, fica a critério da própria empresa ou órgão público, como é o caso do Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro, e o Carnaval, que cairá entre 12 e 14 de fevereiro de 2024. Em nossa matéria, você confere a lista completa para se planejar com antecedência.

continua depois da publicidade
Leia também

Aproveite a visita e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de economia e programas sociais, também cobrimos pautas sobre dicas de estudo, regras de gramática, notícias de concursos abertos e muito mais. Fique informado conosco.

Novo feriado nacional é confirmado pelo governo em 2024

A Câmara e o Senado haviam aprovado o Dia da Consciência Negra, 20/11, como novo feriado no país. Inclusive, a data já consta na lista divulgada pelo governo federal no Diário Oficial da União, já que a proposta recebeu a sanção da presidência e se tornou lei.

continua depois da publicidade

Lembrando que o dia 20 de novembro é visto como o período para relembrar a luta dos povos negros em busca de mais equidade de direitos, levando em consideração o histórico escravagista que ainda assola o consciente brasileiro. A data já era vista como feriado em seis estados.

Agora, passará a ter folga obrigatória para todos os trabalhadores formais, bem como servidores públicos. O Dia da Consciência Negra cairá numa quarta-feira de 2024, conforme explicamos logo abaixo.

Calendário Feriados Nacionais 2024: datas divulgadas pelo governo

Ao todo, o governo brasileiro informou que haverá 10 feriados nacionais em 2024. Grande parte deles caem em finais de semana. Confira todas as datas divulgadas no Diário Oficial da União:

continua depois da publicidade
  1. Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
  2. Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
  3. Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  4. Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  5. Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  6. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  7. Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
  8. Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
  9. Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra: 20 de novembro. Cai numa quarta-feira;
  10. Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

E os pontos facultativos?

Na mesma portaria, também foi anunciados os pontos facultativos para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta, incluindo autarquias e fundações. Como era esperado, Carnaval e Corpus Christi fazem parte da lista. Confira logo abaixo:

  • 12 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);
  • 13 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);
  • 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
  • 30 de maio, Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 31 de maio (ponto facultativo);
  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo);
  • 24 de dezembro, Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas);
  • 31 de dezembro, Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade