Novo feriado nacional é sancionado pelo governo; confira a data

O novo feriado nacional, sancionado pelo governo brasileiro, cairá numa quarta-feira em 2024. Confira a data escolhida e mais informações.

O governo brasileiro sancionou um novo feriado nacional, que começará a valer a partir do ano que vem. Aprovada anteriormente pelos parlamentares da Câmara e do Senado, a proposta oficializada a data que já era celebrada e vista como folga em seis unidades federativas.

continua depois da publicidade

Com isso, o calendário oficial de feriados no país será atualizado pela equipe do governo. Todas as datas devem ser anunciadas no início de janeiro do ano que vem. Lembrando que o Carnaval, por exemplo, é considerado como ponto facultativo e não entrará na lista.

Em nossa matéria, você confere qual a nova data escolhida que representará uma folga obrigatória para trabalhadores formais da iniciativa privada, servidores públicos, estagiários e estudantes de quaisquer níveis de ensino. Compartilhe para que todos fiquem por dentro.

Até porque compreender como funcionará o expediente no ano que vem é visto como de forma estratégica pelos concurseiros, já que é necessário planejar o cronograma de estudo com certa antecedência, verificando quais datas será possível intensificar a preparação.

continua depois da publicidade
Leia também

Qual é o novo feriado nacional sancionado pelo governo?

Apresentada pela bancada negra da Câmara dos Deputados, a proposta estabelecia mudança no calendário oficial de feriados nacionais no Brasil. A ideia seria de definir o Dia da Consciência Negra, 20/11, como folga obrigatória para reforçar a conscientização da causa.

O símbolo central dessa celebração é Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade de escravizados fugitivos que resistiram bravamente à escravidão no nordeste do Brasil no século XVII.

continua depois da publicidade

Nascido livre em Palmares, ele tornou-se um líder influente na comunidade, defendendo a liberdade e a resistência contra a opressão. Sua história é emblemática devido à busca incessante pela igualdade de direitos.

No entanto, em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi capturado e morto pelas forças coloniais. A escolha desta data para o Dia da Consciência Negra vai além da homenagem para o representante da causa.

Também é uma lembrança das lutas e sacrifícios enfrentados pelos negros ao longo da história brasileira. E 20 de novembro foi justamente a data escolhida para ser o novo feriado nacional, considerando que o governo sancionou o projeto de lei na última quinta-feira, 21/12.

continua depois da publicidade

Novo calendário de feriados nacionais em 2024

Com o anúncio da nova folga obrigatória, o calendário de feriados nacionais será atualizado a partir do ano que vem. Confira as datas que já estavam confirmadas anteriormente, bem como a inclusão do Dia da Consciência Negra, 20/11, na lista:

  1. Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
  2. Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
  3. Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
  4. Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  5. Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  6. Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  7. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  8. Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
  9. Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
  10. Dia da Consciência Negra: 20 de novembro. Cai numa quarta-feira;
  11. Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade