Fora o Ano Novo, qual será o primeiro feriado nacional de 2024?

Vamos te mostrar o calendário completo com todas as folgas confirmadas para 2024 e, também, você confere qual será o primeiro feriado nacional do ano.

Estamos nos aproximando do final de 2023, sendo um ano bastante agitado e cheio de desdobramentos aos concurseiros. Tivemos o anúncio do Concurso Nacional Unificado, conhecido como o Enem dos órgãos públicos, além de uma série de editais que foram publicados no país.

continua depois da publicidade

E como estão os preparativos para o ano que vem? Sabemos que resultados de sucesso começam com um planejamento de sucesso. O cronograma de estudos é fundamental dentro desta perspectiva, já que serve como uma bússola para o controle dos concurseiros de plantão.

É importante destacar os dias em que as provas estão marcadas, além de fazer uma escalonamento das matérias a serem estudadas nas semanas. Também vale a pena indicar quais dias serão feriados nacionais, já que são datas estratégicas para intensificar os estudos.

Pensando nisso, vamos te mostrar o calendário completo com todas as folgas confirmadas para 2024 e, também, você confere qual será o primeiro feriado nacional do ano, sem contar com a Confraternização Mundial, celebrada no dia 1º de janeiro. Leia até o final e se planeje.

continua depois da publicidade
Leia também

Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos voltados ao universo dos concursos que publicamos por aqui. Além de dicas de estudo, é possível explorar temas sobre regras gramaticais, ciência, tecnologia, curiosidades gerais, notícias de concursos abertos, etc.

Qual será o primeiro feriado nacional do ano?

Muitas pessoas acham que os dias de Carnaval são considerados como feriados no país, mas a quarta-feira de Cinzas representa apenas um ponto facultativo. Ou seja, a dispensa do expediente fica a critério dos órgãos públicos e empregadores.

continua depois da publicidade

Fora a Confraternização Mundial (1º/1), o primeiro feriado confirmado de 2024 cairá numa sexta-feira, ou seja, representa uma emenda ao final da semana. A data, 29/3, diz respeito às tradições cristãs, sendo popularmente conhecida como o "Dia da Paixão de Cristo".

Calendário de feriados nacionais de 2024

Agora que você sabe qual será o primeiro feriado nacional, vale a pena conferir todas as datas confirmadas. Lembrando que, em 2024, uma nova folga está prevista, já que foi aprovada no Congresso e aguarda sanção presidencial: o Dia da Consciência Negra (20/11).

Caso a presidência da República aprove o projeto legislativo, a data integrará o calendário oficial de folgas em todo o país. Será necessário aguardar pelo avanço da tramitação junto ao governo federal.

continua depois da publicidade

De qualquer maneira, confira o cronograma com os feriados confirmados - até então:

  1. Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
  2. Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
  3. Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
  4. Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  5. Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  6. Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  7. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  8. Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
  9. Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
  10. Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade