Feriados nacionais 2024: governo atualiza calendário de folgas

A mudança no calendário de feriados nacionais veio a partir de uma decisão do governo, já que houve a inclusão de uma nova data. Saiba mais.

Conforme decisão do governo brasileiro, um novo feriado nacional entrará em vigor a partir de 2024. O calendário com as folgas confirmadas em todo o país, por sua vez, passou por uma atualização - e você confere todos os detalhes no decorrer da matéria.

continua depois da publicidade

Lembrando que existe diferença entre feriado nacional e ponto facultativo. Enquanto o primeiro representa uma dispensa obrigatória no expediente, o segundo diz respeito à data em que os empregadores e órgãos públicos podem decidir pela folga ou não.

O Dia do Servidor Público, 28/10, é considerado como ponto facultativo. Já a data que marca a Independência do Brasil, 7/9, é vista como folga obrigatória em todos os estados do país. Em nossa matéria, você confere o calendário oficial apenas com os feriados confirmados.

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui, a exemplo de dicas de estudo, pautas sobre curiosidades gerais e notícias de concursos abertos no país.

continua depois da publicidade
Leia também

Por que o calendário de feriados nacionais foi atualizado?

A mudança no calendário de feriados nacionais veio a partir de uma decisão do governo. Nas últimas semanas, a Câmara dos Deputados e o Senado deram parecer favorável em projeto legislativo que previa a inclusão de uma nova folga de expediente no Brasil.

A data diz respeito especificamente ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro. Como o período marca a luta pelas pessoas negras em busca de mais conscientização e equidade de direitos, os parlamentares decidiram oficializá-lo como feriado no país.

continua depois da publicidade

Antes, apenas seis estados brasileiros consideravam 20/11 como dispensa obrigatória para trabalhadores formais e órgãos públicas, perfazendo um total de 1,2 mil cidades contempladas com a medida nas unidades federativas.

O presidência da República recebeu a proposta aprovada pelo Congresso Nacional e decidiu pela sanção sem vetos à medida, o que consequentemente alterou o calendário de feriados nacionais a partir do ano que vem.

Em 2024, o Dia da Consciência Negra cairá numa quarta-feira, não sendo, portanto, feriado prolongado. Confira o cronograma a seguir.

continua depois da publicidade

Feriados em 2024: lista atualizada com todas as datas

Abaixo, você confere somente a lista de feriados nacionais que estão previstos em legislação do país. Não adicionais os pontos facultativos por não serem vistos como folgas obrigatórias.

  1. Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
  2. Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
  3. Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
  4. Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  5. Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  6. Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  7. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  8. Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
  9. Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
  10. Dia da Consciência Negra: 20 de novembro. Cai numa quarta-feira;
  11. Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade