Feriados Nacionais 2024: 5 datas caem em finais de semana

Grande parte dos feriados nacionais não devem representar folga da expediente em 2024 por caírem em sábados ou domingos. Saiba mais detalhes.

Como estão os preparativos para o ano que vem? Todo bom concurseiro sabe que a antecedência é uma característica decisiva para a aprovação. Planejar o cronograma de estudo de maneira antecipada ajuda a te orientar sobre como será a rotina nos próximos meses.

continua depois da publicidade

Na tabela, os concurseiros precisam incluir as datas em que haverá feriados nacionais no país. Assim, você consegue saber em quais dias será possível intensificar os estudos ou, dependendo de cada caso, reservar as folgas para tirar um descanso mais do que merecido.

Seja como for, saiba de antemão que teremos poucos feriados nacionais que cairão em dias da semana. Grande parte deles não devem representar folga da expediente ou qualquer coisa neste sentido por caírem em sábados ou domingos.

Você confere, em nossa matéria, mais informações sobre o assunto para se planejar com antecedência. Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que temos por aqui, como dicas de estudo, notícias de concursos abertos, regras de gramática e muito mais.

continua depois da publicidade
Leia também

Antes de mais nada, quais feriados nacionais serão prolongados?

Feriados nacionais prolongados são aqueles que caem em dias da semana estratégicos, facilitando a emenda com sábado e domingo. É o caso das folgas que estão presentes às segundas e sextas-feiras. Também existe a possibilidade de prolongar quando caem às terças e quintas.

Em 2024, teremos três datas que possuem essas características. A começar pelo Dia da Confraternização Universal, 1º/1, já que ocorre numa segunda-feira. Por sua vez, a Paixão de Cristo, 29/3, sempre é celebrada numa sexta, o que não será diferente no ano que vem.

continua depois da publicidade

Por fim, para fechar a lista, contaremos com o feriado da Proclamação da República, 15/11, que cairá numa sexta-feira também. Lembrando que o Carnaval, por mais que muitos empregadores costumem liberar o expediente pelo menos na quarta de cinzas, não é um feriado oficial.

Quais feriados nacionais caem em finais de semana?

Como de praxe, sabemos que a Páscoa cai num domingo e, por isso, não representa necessariamente uma folga aos trabalhadores formais e servidores públicos. A grande surpresa do ano é uma só: o Dia da Independência da República, 7/9, cairá num sábado dessa vez.

Confira todas as datas logo abaixo:

continua depois da publicidade
  1. Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
  2. Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  3. Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  4. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  5. Finados: 2 de novembro. Cai num sábado.

Demais folgas confirmadas no país para o ano que vem

Agora vamos falar de coisa boa. Você já conferiu as datas que caem nos finais de semana. Confira, abaixo, o calendário com os feriados que ocorrem em dias úteis:

  1. Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
  2. Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
  3. Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  4. Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
  5. Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade