2024 terá três feriados nacionais prolongados; confira as datas

Ao todo, teremos 10 feriados nacionais em 2024, sendo três considerados como prolongados. Confira todas as datas em nossa matéria.

Com 2024 se aproximando, você já está por dentro dos feriados nacionais confirmados para o ano? É importante verificar com antecedência para planejar sua viagem dos sonhos ou, no caso, organizar os detalhes de seu cronograma de estudos para concursos.

continua depois da publicidade

Ao todo, teremos 10 folgas no Brasil, conforme legislação vigente que regulamenta as datas. O problema é que metade cairá em finais de semana, não deixando muita brecha para dispensa de expediente em dias úteis. Mas e quanto aos feriados prolongados, quais serão?

Você confere todas as informações no decorrer da matéria. Aproveite a visita e explore mais notícias e artigos que publicamos por aqui. Além de economia e curiosidades, também cobrimos pautas com dicas de estudo, regras gramaticais, notícias de concursos abertos e muito mais.

Quais serão os feriados nacionais prolongados de 2024?

Leia também

Antes de mais nada, vale relembrar qual é a diferença entre feriado nacional e ponto facultativo. O primeiro diz respeito à data em que os trabalhadores formais e servidores públicos possuem folga garantida por lei, salvo os casos de acordos coletivos e outras exceções.

continua depois da publicidade

Já o ponto facultativo é o dia em que os empregadores decidem se haverá ou não dispensa no expediente. Como exemplo, podemos citar a época do Carnaval, geralmente celebrada em alguns dias de fevereiro, e o Dia do Servidor Público, que ocorre em 28 de outubro dos anos.

Quando o assunto é feriados prolongados em 2024, saiba que teremos o total de três datas no ano. A primeira está ligada com a Confraternização Universal, 1º/1, que cairá numa segunda-feira. Ou seja, a data é vista como uma "emenda" ao final de semana.

continua depois da publicidade

Por sua vez, o Dia da Paixão de Cristo, 29/3, será celebrada numa sexta-feira, assim como acontece normalmente. A lista de feriados prolongados será fechada em 2024 com a Proclamação da República, 15/11, que cairá também numa sexta-feira.

Calendário com todos os feriados nacionais do ano

Logo abaixo, reunimos todos os feriados nacionais confirmados em 2024, conforme legislação em vigor. São 10 datas distintas, sendo que cinco caem em finais de semanais e três são consideradas como prolongadas, como informamos anteriormente. Confira:

  1. Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
  2. Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
  3. Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
  4. Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  5. Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  6. Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  7. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  8. Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
  9. Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
  10. Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

O Dia da Consciência Negra, 20/11, ainda não foi sancionada e, por isso, não está na lista. A proposta legislativa sobre o tema já passou pelo Congresso Nacional, restando somente o parecer da presidência da República.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade