Muitas pessoas por medo de esquecimento, ou por desconhecimento sobre os problemas que podem vir a acontecer, utilizam senhas comuns e fáceis para efetivarem seu cadastro em inúmeros sites. No entanto, este fato pode ser bastante prejudicial à privacidade de seus dados.
Ao usar uma senha forte, essa funciona como um impeditivo que suas contas online sejam invadidas por hackers para acessar as suas informações pessoais. Além disso, é importante que você sempre atualize suas senhas para não ficar exposto à ação de criminosos.
Atualmente há sites que te auxiliam no processo de criação de suas senhas. Dessa forma, para criar uma senha segura e forte, você deve seguir os seguintes passos: criar uma senha longa com 10 a 12 caracteres; utilizar letras maiúsculas e minúsculas, e números e símbolos; não utilizar a mesma senha em todas as contas, entre outros.
Senhas mais usadas de 2022
Mundialmente, segundo o levantamento feito pela empresa de cibersegurança NordPass, a senha mais utilizada em 2022, foi a palavra “password”, que em português significa “senha”. Esta foi usada por 4,9 milhões de vezes, e foi possível hackeá-la em menos de 1 segundo.
Ainda, a empresa descobriu que os lançamentos de filmes e séries e nomes de aplicativos influenciam as pessoas na hora de criarem uma senha para as suas contas digitais.
Desse modo, foi constatado que a senha “batman” foi utilizada 2.562.776 vezes ao redor do mundo, assim como as seguintes senhas: “tinder” que é um aplicativo, foi utilizada 36.384 vezes; “euphoria” sendo o nome de uma série foi usada por 53.993 vezes, e “encanto” que se refere a um filme, foi usada por 10.808 vezes no mundo.
Em suma, no Brasil, as senhas comuns, isto é, as mais fracas e que podem ser facilmente hackeadas de imediato, são feitas por meio de pequenas palavras e números consecutivos. Veja a seguir as 10 senhas mais populares utilizadas pelos brasileiros:
- 123456
- Brasil
- 102030
- master
- 123456789
- 12345
- 123
- 1234
- smart2020
- 12345678
Como criar uma senha forte e ter mais segurança online?
Caso você utilize uma das senhas mencionadas, realize a troca imediatamente. Isso porque nenhuma dessas senhas oferece segurança à privacidade de suas informações pessoais, como seu nome completo, CPF e dados bancários.
Assim, separamos mais algumas dicas para você poder criar suas senhas e ter mais segurança online:
- Somente crie contas e senhas em sites que sejam confiáveis e possuam uma “chave” de segurança que fica localizada na barra de acesso de pesquisa do navegador;
- Crie senhas complexas, sendo elas as mais longas possíveis e que contenha uma variedade de letras intercaladas com símbolos e números;
- Utilize uma senha diferente para cada conta que você criar;
- Frequentemente observe quais sites online você ainda usa e exclua as contas criadas em sites ou aplicativos que não são mais utilizados;
- Atualize mensalmente suas senhas;
- Utilize um gerador de senhas seguro para criar novas senhas e guarde estas com segurança.