"Contato Quente": conheça golpe que promete limpar nome na Serasa

Por meio da cobrança indevida de boletos e taxas, golpistas oferecem aos cidadãos uma falsa oportunidade de limpar seus nomes na Serasa.

Cidadãos devem ficar em alerta com a nova forma que criminosos encontraram para aplicar golpes e obter pagamentos indevidos de suas contas: é o chamado “contato quente” e pode fazer com que pessoas paguem taxas inexistentes para se livrar de supostas pendências indicadas pelos responsáveis.

continua depois da publicidade

Os golpistas passaram a utilizar publicações em redes sociais, bem como comentários, para se comunicar com pessoas e iniciar o golpe. Nelas, indicam serem capazes de limpar o nome do cidadão no sistema do Serasa, por meio de um "amigo" da instituição.

Para este fim, porém, enviam boletos de cobranças com taxas para finalizar o serviço. Neste sentido, os criminosos costumam fazer o contato por meio de páginas da internet que não possuem relação com a área de finanças, como lojas ou mercados. Após convencerem as vítimas e enviarem os boletos, somem sem deixar rastros.

Assim, caso qualquer um ofereça a vantagem de acabar com as pendências do CPF e aumentar o Score da Serasa, não existem dúvidas: é certamente o golpe do “contato quente”.

continua depois da publicidade
Leia também

Como se proteger do golpe do “contato quente”

Para evitar cair na mesma fraude, os cidadãos devem manter em mente que quaisquer pendências de crédito junto à Serasa só serão retiradas após o pagamento da dívida especificamente ao credor, e não se cobram taxas para isso.

Além disso, não é possível aumentar a pontuação do Serasa Score de qualquer outra forma além da oficial: o processo depende de uma metodologia técnica, onde é analisado o histórico e o comportamento financeiro do usuário. É impossível manipular a pontuação por outros fins.

continua depois da publicidade

Fraudadores do “contato quente” também costumam vender o Manual do Score como método de engano, um documento que é disponibilizado de forma gratuita para todos os usuários que desejam consultá-lo, e não precisa ser vendido.

Mais sobre o golpe da Serasa

De acordo com um levantamento da Serasa, apenas entre maio e junho houve um aumento de 190% nas menções do caso do “contato quente” na internet. Neste sentido, desde setembro de 2020, a empresa conseguiu que plataformas retirassem do ar cerca de 1.600 páginas que aplicavam o golpe com o uso indevido do nome do centro.

Neste ano, somente entre janeiro e julho já foram eliminadas 291 páginas de golpistas. Em constante contato com administradores da Meta, formado pelo Facebook e Instagram, a Serasa busca desestimular a criação de páginas fakes, mas estelionatários costumam ser ágeis no processo de produção de fraude.

continua depois da publicidade

É comum que os comentários indicando o golpe sejam feitos em várias páginas da internet, por meio de diferentes assuntos que nem sempre estão relacionados à finanças.

A ideia dos golpistas é atingir o máximo de pessoas possíveis, onde depois partem para uma conversa privada, com possível convencimento da vítima e cobrança de valores.

A Serasa pede que os cidadãos não acreditem em nenhuma destas ofertas. Além disso, também recomendam que nenhum boleto ou eventual tarifa sendo cobrada seja paga. A instituição orienta que os manuais e publicações disponíveis sejam lidos com atenção, pois auxiliam no entendimento do sistema, e na busca pela saúde financeira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade