IR: novo lote residual da restituição será pago em breve

Mais de 556 mil contribuintes terão acesso, em breve, ao lote residual do IR de novembro. Confira data e regras.

Na próxima quarta-feira, 30, a Receita Federal efetuará o pagamento do lote residual da restituição do Imposto de Renda referente a novembro. O novo repasse do IR chega a R$ 1,2 bilhão e contempla mais de 556,6 mil contribuintes, entre grupos prioritários e não prioritários, que caíram na chamada malha fina e depois regularizaram as pendências.

continua depois da publicidade

Do total, R$ 607,9 milhões serão pagos a quem tem prioridade legal: idosos, pessoas com deficiência (PcD) e trabalhadores do magistério. Outros 367 mil contribuintes não prioritários também podem sacar os valores, cuja consulta já está disponível.

Como saber se a restituição do IR está disponível?

Para conferir se a restituição de Imposto de Renda já está disponível, é possível acessar o aplicativo para dispositivos móveis (Android e IOS) e selecionar a opção “"consulta restituição".

Leia também

Outra opção é o site da Receita, diretamente nos ícones "meu Imposto de Renda" e, em seguida, "consultar a restituição". O site apresenta também orientações e canais de prestação dos serviços, permitindo a consulta simplificada ou completa sobre a situação atual da declaração.

continua depois da publicidade

Como é realizado o pagamento da restituição do IR?

Quem caiu na malha fina, corrigiu as inconsistências e agora tem direito ao lote residual não precisa entrar em contato com a Receita para receber o valor de direito. O dinheiro é depositado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de IR ou por indicação de chave Pix.

Os valores ficarão disponíveis para resgate pelo período máximo de um ano no Banco do Brasil, caso a devolução não seja realizada em decorrência de problemas como o encerramento da conta, por exemplo.

continua depois da publicidade

Nesse caso, a orientação é reagendar o crédito dos valores por meio do Portal BB ou via ligação para a Central de Relacionamento BB: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Encerrado o prazo de um ano, quem não tiver resgatado o valor deverá solicitá-lo diretamente pelo e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “declarações e demonstrativos > meu imposto de renda > solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Saiba mais

Em 2022, mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda. A maioria, 78,6% do total, tem direito à restituição residual, segundo dados da Receita Federal, que efetua a devolução de valores extras retidos nas fontes e referentes a gastos com saúde, educação e transporte.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade