Não declarou o Imposto de Renda 2022? Veja quais as consequências

Incidência de multa, cancelamento do CPF e até mesmo crime de sonegação fiscal podem ser consequências para quem não declarar imposto no prazo.

Na última terça-feira, 31 de maio, chegou ao fim o prazo para declaração do Imposto de Renda 2022. O contribuinte que estava obrigado a declarar e não cumpriu com suas obrigações dentro do prazo ou que possui pendências de outros anos, poderá pagar multa ou até mesmo ter o seu CPF cancelado pela Receita Federal. Saiba mais sobre essas e outras consequências para quem não declarou o Imposto de Renda.

continua depois da publicidade

O que acontece com quem não declarou o Imposto de Renda?

Incidência de juros e multa

Uma das primeiras consequências que o contribuinte pode sofrer quando não entrega a declaração no prazo é a incidência de multa, definida da seguinte forma:

Leia também
  • Multa de 1% ao mês, considerando os meses de atraso, sendo a porcentagem calculada sobre o valor do imposto que era devido na declaração;
  • Multa no valor mínimo de R$ 165,74, que incide somente para aqueles contribuintes que estavam obrigados a declarar, mesmo sem impostos para recolher.

O valor máximo da multa é de até 20% do montante total do imposto devido. Caso o contribuinte não efetue o pagamento da multa, esse valor será deduzido de qualquer restituição em declaração futura, se houver, acrescido de juros e correção monetária.

Pendências no CPF

Em caso de não pagamento da multa, a situação do contribuinte pode piorar consideravelmente. Nesses casos, a Receita Federal poderá inserir o número do CPF no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin). Esse é o cadastro de inadimplentes do órgão, que serve como consulta de pessoas que estão irregulares tributariamente.

continua depois da publicidade

Ao ter a regularidade do CPF prejudicada, o contribuinte fica impedido de conseguir financiamentos bancários, realizar viagens para o exterior, se matricular em instituições de ensino, emitir passaporte, contratar cartão de crédito, entre outras consequências.

Sonegação de impostos

Na pior das hipóteses, a depender do grau de omissão na declaração, o contribuinte que não prestar contas à Receita Federal dentro do prazo e nem pagar a multa, passará pela famosa "malha fina", que consiste em uma avaliação minuciosa das movimentações bancárias, bens e obrigações tributárias.

continua depois da publicidade

Constatada a irregularidade, o órgão fiscalizador, além de cancelar o CPF do contribuinte, pode acusá-lo de sonegação fiscal, crime para o qual a punição pode chegar a até 2 anos de prisão.

Perdi o prazo para enviar a declaração, e agora?

Se você não declarou seu Imposto de Renda no prazo oficial, ainda existe uma saída. O contribuinte que perder o prazo deve, ainda assim, realizar a declaração, mesmo que atrasada, pelos mesmos canais: através do programa da Receita Federal ou do aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para download nas versões Android e iOS).

Em decorrência do atraso, o contribuinte irá receber um aviso de "Notificação de lançamento da multa", na qual virão informações sobre o prazo de quitação da taxa para normalizar sua situação perante o órgão. O pagamento da multa será feito através do Darf gerado no ato da declaração, com vencimento de 30 dias.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade