Imposto de Renda 2022: saiba como verificar se você caiu na malha fina

É possível verificar se você caiu na malha fina pela internet antes mesmo de ser notificado pela Receita Federal e evitar multas.

O contribuinte precisa ficar atento após o envio da declaração do Imposto de Renda e acompanhar todo o processamento do informe. Isso porque a Receita Federal analisa e cruza os dados recebidos. Sendo assim, até o pagamento da restituição ou quitação do Darf, o órgão pode encontrar problemas e incluir o cidadão na malha fina.

continua depois da publicidade

Caso o seu documento apresente inconsistências, é possível entregar uma declaração retificadora. Ela serve para corrigir os erros existentes no primeiro informe. Dependendo da situação, ainda é possível que você receba alguma restituição em lotes residuais.

Malha fina: como saber se a declaração do IR 2022 foi retida?

Assim como a declaração do Imposto de Renda é realizada pela internet, o acompanhamento do processo também acontece de forma online. Ao fazer a verificação das etapas, o contribuinte fica sabendo se seu informe ficou retido na malha fina. Para isso, é necessário seguir o passo a passo:

Leia também
  1. Acesse o site da Receita Federal e faça login com CPF e senha (pode ser aquela cadastrada no gov.br);
  2. No menu que fica no canto esquerdo da tela, clique em "Meu Imposto de Renda";
  3. Na nova janela, vá em "Processamento" e depois em "Extrato do Processamento";
  4. Selecione o ano que você quer ver. No caso, escolha 2022.

Então, quatro resultados podem aparecer:

continua depois da publicidade
  • Em processamento: quer dizer que a Receita Federal ainda está analisando os dados e você deve voltar a consultar depois para saber de possíveis pendências;
  • Na fila de restituição: quer dizer que você receberá um valor de volta em algum dos cinco lotes. No entanto, não há como saber em qual será;
  • Processada: quer dizer que você não tem nenhum imposto a pagar nem dinheiro a receber;
  • Com pendências: quer dizer que existem inconsistências que precisam ser corrigidas. Se você não enviar a retificação, além de atrasar a sua restituição, ainda corre risco de ser pego na malha fina.

Caso a declaração do Imposto de Renda seja retida, o contribuinte será notificado pela Receita Federal e deve ter que pagar uma multa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade