Muitos concurseiros ao redor do Brasil já estão ansiosos pela prova do concurso INSS, que será realizada neste domingo, dia 27 de novembro de 2022, a partir das 14 horas.
Neste ano, o concurso teve um total de 1.023.494 inscritos no país para ocupar as 1.000 vagas imediatas e as 2.373 vagas do cadastro de reserva para o cargo de Técnico do Seguro Social, com remuneração de R$ 5.905,79.
O concurso do INSS terá a duração máxima de 3 horas e 30 minutos para a realização de uma avaliação por meio da prova objetiva com 120 questões de certo e errado.
Em suma, além do alto salário oferecido e benefícios para a carreira, o curso de formação para os aprovados começará no início de 2023. Ainda, vale destacar que, estando a poucos instantes da tão esperada prova do concurso INSS, é importante ficar atento ao que é ou não é permitido levar para a sala, para não correr o risco de eliminação.
Veja a seguir o que você e não deve levar no dia do exame.
O que levar no dia do concurso do INSS?
Um dos itens indispensáveis para a realização de qualquer concurso público, que por vezes muitas pessoas acabam esquecendo, é o documento de identificação oficial com foto. Sem ele, você fica impedido de realizar a sua prova. Diante do documento de identificação com foto, segundo o edital, são aceitas as seguintes cédulas:
- Carteira de Identidade (RG);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Passaporte brasileiro;
- Carteira de Trabalho;
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares
- Documentos digitais, como e-Título, CNH Digital e RG Digital, entre outros constantes no edital.
Além disso, você deve levar para o concurso do INSS:
- Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
- Comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
- Lanches e água, dependendo da necessidade e vontade.
O que não é permitido durante as provas?
Assim como existem os objetos e documentos permitidos no local da realização do concurso, existem também os itens que não devem ser utilizados, pois quando levados pelos candidatos na sala de prova, gera a sua eliminação. Desse modo, durante a prova do concurso do INSS, você não deve usar:
- Aparelhos eletrônicos, como: celulares, tablets, iPads, agendas ou calculadoras eletrônicas gravadores, pen drive, fones de ouvido, relógio, alarmes, gravador, entre outros objetos eletrônicos que interfiram na realização da prova;
- Óculos escuros;
- Protetor de ouvido;
- Lápis, lapiseira/grafite;
- Marca-texto;
- Borracha;
- Acessórios de chapelaria, como chapéu, touca, boné, viseira, entre outros.
De acordo com o edital de abertura, o candidato deverá guardar telefone celular ou qualquer equipamento eletrônico em embalagem porta-objetos, que será fornecida pela equipe de aplicação do concurso INSS. Isso deverá ser feito antes do candidato entrar na sala de provas. Todos os equipamentos precisam estar desligados.
Por fim, você também deve se atentar aos recipientes ou embalagens dos produtos que você levar para o consumo durante a prova. Isso porque não é permitido levar alimentos ou bebidas que não estejam em material transparente.
Aproveite e faça um simulado para se preparar para a prova aqui: Simulados para o concurso INSS