Técnico do Seguro Social

Prepare-se com questões de Técnico do Seguro Social

01

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Daniel, aposentado por invalidez, retornou à sua atividade laboral voluntariamente. Nessa situação, o benefício da aposentadoria por invalidez será cassado a partir da data desse retorno.

Código da questão
Q164Ca
02 (Cesgranrio 2005) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos a:

I    saúde;
II   educação;
III habitação;
IV assistência social;
V   previdência social.

Estão corretos os itens:
Código da questão
Q1380Ca
03

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuição, os benefícios e serviços prestados na área de assistência social prescindem da respectiva fonte de custeio prévio.

Código da questão
Q204Ca
04

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Considerando que determinado servidor público federal tenha sido removido para outra sede, situada em outro município, para acompanhar sua esposa, que também é servidora pública federal e foi removida no interesse da administração, julgue o item seguinte à luz do disposto na Lei n.º 8.112/1990.

 

O período de afastamento do servidor para o deslocamento e para a retomada do exercício do cargo no novo município, observados os limites legais, é considerado como de efetivo exercício.

Código da questão
Q52470Ca
05

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Um cidadão belga que seja domiciliado e contratado no Brasil por empresa nacional para trabalhar como engenheiro na construção de uma rodovia em Moçambique é segurado da previdência social brasileira na qualidade de empregado.

Código da questão
Q210Ca
06

(CESPE - 2016 - INSS - Técnico do Seguro Social) - Com base no disposto no Decreto n.º 3.048/1999, que aprovou o regulamento da previdência social, julgue o item subsecutivo.

 

A dona de casa e o estudante podem filiar-se facultativamente ao RGPS mediante contribuição, desde que não estejam exercendo atividade remunerada que os enquadre como segurados obrigatórios da previdência social.

 

Código da questão
Q52485Ca
07

(FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - A interpretação da legislação previdenciária deve observar

Código da questão
Q54077Ca
08

(FCC - 2012 - INSS - Técnico do Seguro Social) - O INSS, autarquia federal, resultou da fusão das seguintes autarquias:

Código da questão
Q54079Ca
09

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Osvaldo cumpriu pena de reclusão devido à prática de crime de fraude contra a empresa em que trabalhava. No período em que esteve na empresa, Osvaldo era segurado da previdência social. Nessa situação, Osvaldo tem direito de continuar como segurado da previdência social por até dezoito meses após o seu livramento.

Código da questão
Q198Ca
10

(Cespe/UNB - 2008 - INSS) - Mário, segurado inscrito na previdência social desde 1972, requereu sua aposentadoria por tempo de contribuição. Nessa situação, a renda inicial da aposentadoria de Mário corresponderá à média aritmética simples dos salários-de-contribuição desde 1972, multiplicada pelo fator previdenciário.

Código da questão
Q174Ca