Concurso INSS: local de prova é liberado pelo Cebraspe; saiba consultar

Prova do concurso INSS está marcada para ocorrer no dia 27 de novembro, próximo domingo.

De acordo com uma nota publicada pelo Cebraspe, banca organizadora do concurso INSS, os locais de prova do certame serão liberados para consulta a partir desta terça-feira (22/11). Assim, o candidato poderá verificar o endereço no qual a avaliação será aplicada.

Leia também

A prova do concurso INSS está marcada para ocorrer no dia 27 de novembro, próximo domingo. A verificação do local de prova foi adiada pela banca em um dia. Originalmente sairia na segunda-feira (21/11), mas não ocorreu conforme planejado.

Local de prova do concurso INSS: como consultar

De acordo com a nota divulgada pelo Cebraspe, a consulta do local de prova deve ser realizada no site da banca organizadora dedicado ao concurso INSS. Lá, a pessoa precisa acessar a aba da “Área do candidato”, localizada no canto direito superior da página.

Segundo o Cebraspe, o interessado precisará informar os seus dados pessoais que forem solicitados. Portanto, a verificação é individual, não sendo possível saber sobre os demais candidatos.

Vale lembrar que, como a divulgação ocorreu nesta terça-feira, é possível que o endereço eletrônico do Cebraspe apresente alguma instabilidade pela grande quantidade de acessos. Em caso de problemas ou dúvidas, entre em contato com a banca organizadora pelo telefone (61) 3448-0100 ou pelo e-mail sac@cebraspe.org.br.

Concorrência por vaga no concurso INSS

Ao todo, o concurso INSS contou com pouco mais de 1 milhão de inscritos. O número foi menor do que o governo federal esperava. Havia expectativa de que 1,5 milhão de pessoas se registrassem. Ou seja, a quantidade foi 33% abaixo do esperado.

De qualquer forma, os pouco mais de 1 milhão de participantes concorrerão para obter uma das 1.000 vagas diretas ofertadas. Sendo assim, a concorrência ficou em 1.023,4 candidatos por oportunidade.

Entretanto, é preciso lembrar que as oportunidades estão divididas em Gerências Executivas do órgão (GEX), sendo que cada uma tem sua oferta de vagas. Além disso, existem as oportunidades para ampla concorrência, negros e Pessoas com Deficiência (PcD). Assim, a disputa por vaga varia em cada local.

No site do Cebraspe, há um documento intitulado de “Demanda de candidatos por vaga” que apresenta todos os dados da concorrência. Lá a pessoa pode procurar pela sua região e ter uma ideia do que irá esperar do concurso INSS.

Concurso INSS: como será o certame

Segundo o edital divulgado pelo Cebraspe, o concurso INSS ofertará 1.000 vagas de início imediato espalhadas por quase todo o país. Do total, 708 oportunidades são para ampla concorrência, 202 para candidatos negros e 90 para Pessoas com Deficiência (PcD).

Quem for aprovado e convocado poderá ganhar remuneração de R$ 5.905,79 (incluindo benefícios e gratificações). As inscrições foram aceitas até a data de 04 de outubro de 2022 ao custo de R$ 85,00 por pessoa. Para participar, foi exigido nível médio completo.

Como informado, a prova do concurso INSS está prevista para 27 de novembro. A avaliação contará com 120 questões objetivas, sendo que 50 serão de Conhecimentos Básicos e as outras 70 questões serão de Conhecimentos Específicos.

Como não haverá nenhuma outra forma de avaliação, há o risco de que um ou mais candidatos obtenham a mesma nota. O edital prevê critérios de desempate para os participantes.

Leia também


você pode gostar também

Projeto de Lei pretende aumentar limite de pontos na CNH de profissionais

O PL está em discussão no Senado Federal. Confira neste texto qual é o novo limite de pontos na CNH que está sendo proposto e quais profissionais serão beneficiados com o aumento desse limite.

Tarifa de embarque deve ficar menor em 6 aeroportos a partir de 2023

A redução das tarifas de embarque, feita pela ANAC, segue determinação da Lei do Voo Simples. Veja quais aeroportos foram contemplados com a nova medida.

 Dicionário inglês elege “Gaslighting” como palavra do ano; veja o que significa

O dicionário inglês Merriam-Webster escolheu, no dia 28 de novembro de 2022, Gaslighting como a palavra mais procurada neste ano. Leia e descubra o seu significado.

Subsidiômetro: ferramenta da Aneel traz detalhes sobre tarifa de energia

O subsidiômetro é uma nova ferramenta da Aneel que busca simplificar e explicar aos consumidores detalhes sobre a tarifa de energia.

Cobrança do seguro DPVAT voltará a ser obrigatória no próximo ano?

Durante dois anos consecutivos, condutores ficaram isentos de pagar o DPVAT. A Caixa é a responsável por administrar o dinheiro.

525 milhões de anos: cientistas estudam o cérebro fossilizado mais antigo do mundo

O cérebro mais antigo conhecido pertence a uma criatura marinha de aproximadamente 1,5 cm de comprimento, que apresenta um sistema nervoso delicadamente preservado.